Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Superman

Herdeiros do criador do Superman tentam impedir lançamento do novo filme

Herdeiros de Schuster, co-criador do Superman, processa Warner Bros. e DC Comics por usar os direitos do herói sem autorização em alguns países

Maria Eduarda Casado Publicado em 31/01/2025, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Corenswet como o Superman - Reprodução/Instagram/jamesgunn
David Corenswet como o Superman - Reprodução/Instagram/jamesgunn

O lançamento do novo filme do Superman, dirigido por James Gunn, está gerando grandes expectativas. O longa promete dar início a uma nova fase para o universo cinematográfico da DC. No entanto, antes de o filme chegar às telas, a empresa e produtora do universo, a Warner Bros., enfrenta uma disputa legal importante envolvendo os direitos de distribuição do personagem.

De acordo com a revista Deadline, em garantia do espólio — que diz respeito aos bens e direitos de um falecido — de Joseph Schuster, co-criador do Homem-de-Aço, há um processo contra a Warner Bros. Discovery e a DC Comics, o qual alega que os estúdios não têm os direitos para lançar o filme em alguns territórios, como Canadá, Reino Unido, Irlanda e Austrália.

O processo foi registrado nesta sexta-feira, 31, no Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York por Mark Warren Peary, executor de Schuster, que busca "danos e medidas cautelares pela violação contínua dos réus", além de uma decisão que estabeleça os direitos de propriedade do falecido nesses países. A ação ainda alega que os direitos autorais de Superman foram revertidos automaticamente para o espólio do falecido após sua morte, conforme as leis internacionais de direitos autorais, porém mesmo assim, a empresa continua usando o personagem nesses países sem o consentimento necessário.

A Warner Bros., por meio de um porta-voz, afirmou que "discorda fundamentalmente dos méritos do processo" e se defenderá, enquanto o espólio busca uma ordem de cessação e desistência da empresa. O processo também pede compensação financeira pelos danos causados pela violação dos direitos autorais.

Enquanto o processo avança, o futuro de “Superman: Legacy” e outros projetos derivados permanece em suspense, dependendo da resolução desse impasse legal, porém, até o momento, o lançamento da nova trama com David Corenswettem data marcada para dia 11 de julho de 2025.