Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mauricio de Sousa

Há 65 anos, Mauricio de Sousa lançava seu primeiro gibi

A história por trás do lançamento do primeiro gibi de Mauricio de Sousa será abordada em “Mauricio de Sousa: O Filme”, longa que estreia em outubro

por Daniela Bazi

Publicado em 26/03/2025, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mauro Sousa como Mauricio de Sousa em 'Mauricio de Sousa: O Filme' (2025) - Divulgação/Star Distribution
Mauro Sousa como Mauricio de Sousa em 'Mauricio de Sousa: O Filme' (2025) - Divulgação/Star Distribution

Mauricio de Sousa é um dos grandes nomes da literatura infantil no Brasil. Responsável por criar a Turma da Mônica, há mais de seis décadas o cartunista é responsável por marcar a vida de milhares de brasileiros de diferentes gerações, além de ajudar na alfabetização de muitos, graças às suas histórias em quadrinhos.

O início da turminha mais amada do país começou há exatos 65 anos, quando Mauricio realizava o lançamento de seu primeiro gibi — que ainda não era protagonizado pela Mônica. Intitulado “Bidu nº 1”, a HQ chegou às bancas em março de 1960, sendo protagonizada pelo cachorrinho Bidu, o primeiro personagem criado pelo desenhista nos anos 50, o qual foi inspirado no seu cachorro de infância.

Capa de Bidu nº1 / Crédito: Reprodução/Editora Continental
Capa de Bidu nº1 / Crédito: Reprodução/Editora Continental

Além do cãozinho, a história principal, que recebeu o título de “O Cachorro Falante”, também contava com a presença de Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto, Roy Rogers, Trigger, Seu Carlos (Pai do Franjinha) e Dona Elza (Mãe do Franjinha).

No gibi, acompanhamos a tentativa de um mágico frustrado de hipnotizar Bidu, que é interrompida após Franjinha jogar uma pedra em sua cabeça, fazendo com que o animal e o homem trocassem de personalidade, tornando o protagonista em um cachorro falante.

Completando o quadrinho, além de “O Cachorro Falante”, o gibi também contava com as seguintes narrativas: “Os complexos do Bidu!”, “O anão lutador”, “Franjinha”, “Cãozinho mecânico”, “O filhote de fantasma”, “O ovo da discórdia” e outra última história, que não havia enunciado.

O caminho até o primeiro gibi

Apesar de, atualmente, Mauricio de Sousa ser considerado um gênio nacional, o caminho para o lançamento de seu primeiro gibi não foi tão fácil quanto muitos imaginam. Toda a trajetória para a chegada de seu primeiro quadrinho, e o caminho que o desenhista levou até se tornar um ícone brasileiro, será apresentada no filme “Mauricio de Sousa: O Filme”, protagonizado por Mauro Sousa, filho de Mauricio.

A obra, que tem estreia marcada para outubro deste ano, mês em que o cartunista completará 90 anos, promete apresentar toda a trajetória de Mauricio, desde sua infância até o lançamento da primeira revistinha com Mônica, além de mostrar os desafios de sua jornada, destacar o processo criativo e a inspiração por trás da criação de alguns dos personagens mais marcantes da turminha, e a consolidação da Turma da Mônica.

Confira o trailer!