Descubra por qual motivo V e Jungkook, do BTS, processaram Sojang, polêmico canal no YouTube cujo conteúdo era focado em idols de k-pop
V e Jungkook, do BTS, estão processando o polêmico canal do YouTuber "Sojang"! Em 16 de agosto veio à tona a notícia que os dois idols iniciaram o processo, por meio da gravadora Big Hit Music, solicitando ₩ 90 milhões (aproximadamente R$ 367, 9 mil na cotação atual), por difamação e calúnia.
Conforme repercutido pelo portal Star News, a ação foi aberta em março de 2024, e a primeira audiência está marcada para o dia 23 de agosto.
Para entender o motivo, é necessário saber o canal no YouTube "Sojang" se popularizou ao trazer rumores e acusações maldosas sobre os idols de k-pop. As informações eram apresentadas sem provas e apenas manchavam a reputação dos artistas, fazendo do canal um terreno fértil para discursos de ódio e preconceito contra grupos e solistas da indústria da música sul-coreana.
Devido ao conteúdo apelativo e infundado cujo objetivo era apenas atrair visualizações, o canal foi processado por artistas como Xiumin, do EXO; Jang Wonyoung, do IVE; Kang Daniel, ex-Wanna One e os mais recentes deles, V e Jungkook, do BTS.
Conforme repercutido pelo portal Sportskeeda, rumores sobre o BTS começaram a se espalhar em 2021 e, após um vídeo de "Sojang" chegar na comunidade Weverse, onde um fã do grupo compartilhou o link do conteúdo avisando que o vídeo que continha acusações não só do septeto, como de outras celebridades como aespa, TXT e NCT, V afirmou que daria início a um processo.
Vou prosseguir com o processo, provavelmente vou conseguir o suficiente para comprar alguns biscoitos, ele está até mexendo com a minha família e amigos", disse V em resposta ao post.
Em outra publicação, segundo o Star News, ele revelou também: "Eu apenas dei uma olhada, mas não só nós, mas todos os artistas odeiam pessoas assim. Todos os fãs e ARMYs [fãs do BTS] podem ou não ter monitorado, mas eu vou processar em nome daqueles que foram feridos e perderam a coragem. Ah, claro. Eu sou mentalmente mais forte do que você pensa".
Na época, "Sojang" fez o upload de um vídeo (agora deletado) mostrando satisfação ao saber que V havia assistido ao vídeo repleto de informações falsas.
Como resultado, meses depois, em junho de 2022, a Big Hit Music entrou com uma ação judicial contra o canal do YouTube, alegando difamação e obstrução de negócios. Por motivos não revelados, a investigação foi suspensa pelas autoridades legais até maio de 2023, quando a agência solicitou a renovação do inquérito ao apresentar informações pessoais dos envolvidos com o canal.
Após a retomada do processo, em 29 de junho de 2023, a identidade de quem administrava "Sojang" foi revelada pela própria autora dos vídeos na plataforma Nate Pann, onde a YouTuber Park Joo Ah confirmou a produção do conteúdo do canal e realizou um pedido de desculpas.
Leia a tradução da carta repercutida pelo portal Koreaboo:
Olá.
Aqui é Park Joo Ah, que comandava o canal do YouTube Sojang.
Desde o primeiro vídeo que carreguei até o hackeamento da minha conta, eu também sei o quão maliciosos meus vídeos eram. Acho que eu só estava querendo chamar atenção.
À medida que os fãs dos ídolos e atores famosos que eu mirava assistiam aos vídeos, eu estava iludido de que haveria muitas visualizações e que eu receberia uma boa renda. Assim como eu havia previsto, as visualizações começaram a subir com o passar do tempo, e eu tive um gostinho da renda que veio com isso.
Sinto muito pelos ídolos e atores que apareceram nos meus vídeos. Se eu estava louco pelo dinheiro ou pelas visualizações, eu estava louco de qualquer maneira. Quando o V do BTS disse que sabia sobre o meu canal, eu agi para chamar a atenção e o alvejei ainda mais. Sinto muito a ele por isso. Também sinto muito por editar fotos e vídeos que tirei da internet e usá-los para criar mentiras exageradas, dando dor psicológica a Jang Wonyoung. Além desses dois, também sinto muito pelas outras pessoas que receberam dor psicológica por meio dos meus vídeos de mentiras e rumores maliciosos. Também sinto muito pelos fãs. Não farei essas coisas novamente.
Desta vez, meu canal foi hackeado. Para ser mais específico, meu e-mail foi hackeado. Com isso, meu canal desapareceu e me fez repensar meus crimes. O motivo desta publicação não é por causa de nenhum processo das celebridades ou de suas agências, ou de quaisquer vítimas solicitando remuneração. Estou confiante de que poderei aceitar devidamente quaisquer processos.
Sinto muito pelas celebridades. Criei um segundo canal. O nome será o mesmo de antes. Não posso deixar de ser um YouTuber e continuarei ativo na plataforma. Mas o objetivo e a direção do canal serão diferentes. Não criarei vídeos como fazia no passado. Criarei vídeos que criarão um efeito positivo para as celebridades. Não terei lucro com o segundo canal. Não lucrarei com nenhum método, como anúncios. Por fim, doarei todos os lucros que obtive até agora [com os vídeos maliciosos].
Eu sei que as palavras "sinto muito” não me farão ser perdoado pelos meus crimes que duraram cerca de dois anos.
Sinto muito mesmo. Sinto muito. Sinto muito tanto para as partes relevantes quanto para aqueles que foram prejudicados pelos meus vídeos."
Ainda assim, em março de 2024, a Big Hit entrou com um processo adicional contra "Sojang", cuja audiência foi marcada pela 12ª Divisão Cível do Tribunal Distrital Ocidental de Seul, Coreia do Sul, para 23 de agosto de 2024.
No processo anterior, muitos suspeitos foram enviados à promotoria, e estamos aguardando os resultados da punição criminal para os suspeitos. Mesmo que leve algum tempo para a punição dos suspeitos, tomaremos medidas legais fortes até o fim", disse a Big Hit Music em declaração na época.