Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça os 5 filmes de animação que podem conquistar o Oscar este ano

De "Flow" a "Divertida Mente 2", descubra as principais informações sobre os titulos animados que concorrem ao Oscar 2025

por Izabela Queiroz

Publicado em 25/02/2025, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens promocionais de "Flow", "Divertida Mente 2" e "Robô Selvagem" - Reprodução/UFO Distribution/DreamWorks Animation/Universal Pictures/Disney/Pixar
Imagens promocionais de "Flow", "Divertida Mente 2" e "Robô Selvagem" - Reprodução/UFO Distribution/DreamWorks Animation/Universal Pictures/Disney/Pixar

A categoria de Melhor Filme de Animação do Oscar surgiu em 2002. No ano de estreia, concorriam ao prêmio "Jimmy Neutron: Menino Gênio (Jimmy Neutron: Boy Genius)", "Monstros S.A." e "Shrek" — o qual se tornou o primeiro vencedor do título que reconhece a melhor produção animada do ano.

Agora, mais de vinte edições depois, a premiação traz na disputa pela estatueta dourada 5 filmes: "Flow", "Divertida Mente 2", "Memórias de um Caracol", "Wallace e Gromit: Avengança" e "Robô Selvagem", cujas histórias são totalmente diferentes umas das outras e trazem técnicas diversas também, já que são encontrados títulos em stop motion e animação digital.

Dentre esses, quem será o ganhador? A resposta será revelada na cerimônia marcada para o dia 3 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Até lá, é possível conhecer os competidores através das informações listadas abaixo; confira:

1. Flow

Cena de 'Flow'
Cena de 'Flow' - Reprodução/UFO Distribution

Do cineasta letão Gints Zilbalodis (Longe), "Flow" acompanha um gato preto que aproveitava o melhor da vida sozinho. No entanto, após uma inundação, ele se vê obrigado a procurar um novo lar — o qual encontra em um barco a deriva. A surpresa, no entanto, foi ver que o lugar já servia de abrigo para outros animais: um cachorro, uma garça, uma capivara e um lêmure, que terão que encontrar formas de superarem as suas diferenças para poderem sobreviver juntos.

Vale lembrar que a animação, que não tem diálogos e usa sons de animais reais para conta a história, também concorre a Melhor Filme Internacional. A história venceu o Globo de Ouro e o Annie Awards.

Onde assistir: em cartaz nos cinemas desde o dia 20 de fevereiro.

2. Divertida Mente 2

Cena de 'Divertida Mente 2' (2024)
Cena de 'Divertida Mente 2' (2024) - Reprodução/Pixar

Da Disney e Pixar, "Divertida Mente 2", da sequência aos acontecimentos do filme de 2019. Agora, acompanhando Riley adentrando a adolescência, a trama se desenrola após a sala de controle dos sentimentos da garota ser invadida por quatro novas emoções: Ansiedade, a Inveja, a Vergonha e o Tédio, as quais trarão problemas para Alegria, Nojinho, Tristeza, Raiva e Medo.

Acontece que Riley terá que lidar com dois grandes problemas, afinal além de descobrir que suas duas melhores amigas não estudarão mais na mesma escola que ela, ela também precisa se esforçar para entrar para o time de hóquei e fazer novas amizades. Com tanta pressão, a Ansiedade domina a sala de controle e coloca o quinteto de emoções-base em perigo enquanto exploram outras partes da cabeça de Riley para que todas as emoções possam viver em harmonia.

Onde assistir: disponível no Disney+.

3. Memórias de um Caracol

Cena de "Memórias de um Caracol"
Cena de "Memórias de um Caracol" - Reprodução/Madman Entertainment

Do diretor Adam Elliot, que venceu Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação pelo filme “Harvie Krumpet”, em 2004, "Memórias de um Caracol" é feito em Claymation, uma vertente do Stop Motion que trabalha com personagens de massa de modelar, e levou 8 anos para ficar pronto.

O diretor, conhecido por apresentar narrativas trágicas e personagens que não se encaixam aos padrões da sociedade, não foge do padrão nesta obra, já que conta a história de Grace Pudel desde a infância, quem coleciona caracóis e vive sozinha após grandes traumas do passado. No entanto, a vida dela acaba ganhando outro sentido quando ela conhece uma senhora idosa e cheia de vontade de viver.

Onde assistir: ainda não está disponível nas plataformas.

4. Wallace e Gromit: Avengança

Cena de 'Wallace & Gromit - Avengança'
Cena de 'Wallace & Gromit - Avengança' - Reprodução/Netflix

Vencedor do BAFTA 2025, "Wallace e Gromit: Avengança" acompanha Wallace após ele criar um gnomo 'inteligente' que parece desenvolver uma mente própria. As coisas acabam saindo do controle e Wallace é acusado de uma série de crimes suspeitos, ao mesmo tempo que uma figura vingativa do passado volta a tona, fazendo com que o cachorro Gromit entre em cena para tentar salvar a vida de seu tutor.

A história, também produzida em stop motion, é uma criação do diretor britânico Nick Park, que já recebeu quatro estatuetas do Oscar.

Onde assistir: diretamente no catálogo da Netflix

5. Robô Selvagem

Arte conceitual de "Robô Selvagem"
Arte conceitual de "Robô Selvagem" /Crédito: DreamWorks Animation/Universal Pictures

Produzido pela DreamWorks Animation e distribuído pela Universal Pictures, "Robô Selvagem" apresenta Roz, uma nave de carga da Universal Dynamics, que acaba naufragando em uma ilha desabitada. Agora, em um ambiente hostil, ela terá que aprender a viver na selva e conquistar a confiança dos animais que ali habitam, enquanto aprender a cuidar de um filhote de ganso órfão.

A animação venceu o Annie Awards e o Critics Choice Awards 2025.

Onde assistir: disponível para luguel e compra no YouTube, Apple TV, Google Play e Prime Video