Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Com apelo a morte de Jonghyun, do SHINee, trailer de documentário é criticado

Posterior a divulgação do primeiro trailer do documentário 'Lee Soo Man: King Of K-Pop', internautas criticam apelo a morte de Jonghyun, do SHINee

Maria Eduarda Casado Publicado em 30/04/2025, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jonghyun, do SHINee, e pôster oficial de 'Lee Soo Man: King of K-Pop' - Divulgação/SM Entertainment/Prime Video
Kim Jonghyun, do SHINee, e pôster oficial de 'Lee Soo Man: King of K-Pop' - Divulgação/SM Entertainment/Prime Video

Na última terça-feira, 29, foi divulgado o primeiro trailer do documentário 'Lee Soo Man: King Of K-Pop', que contará a trajetória do fundador da SM Entertainment e os desafios enfrentados antes de debutar alguns dos maiores nomes da indústria do gênero ao longo dos anos, como EXO, aespa, Red Velvet, NCT, Girls' Generation, TVXQ, SHINee e muitos outros.

O longa, que tem produção da Prime Video, apesar de apresentar um conteúdo interessante aos fãs que se animaram com a ideia de conhecer as histórias por trás da criação de seus grupos de k-pop favoritos, chamou ainda mais atenção após os internautas notarem que, ao abordar o tópico "lado obscuro" da indústria e suas controvérsias, surge no trailer um registro da funeral de Jonghyun, integrante do SHINee que faleceu dezembro de 2017.

A utilização dos vídeos foram interpretadas de maneira "trágica" e "evitáveis" pela opnião do público, que afirmou ser uma maneira de promoção ao produto "sensacionalista", provocando grande indignação. Ainda sobraram críticas a Amazon Prime, dona da plataforma de streaming que lançará o documentário, por permitir um "desrespeito com os membros do SHINee, fãs e familiares" do cantor falecido por uma maior audiência.

Veja algumas reações dos fãs:

Sobre Jonghyun

​Kim Jong Hyun, conhecido artisticamente como Jonghyun, foi um cantor, compositor e produtor sul-coreano, integrante do grupo SHINee, um dos mais influentes do K-pop. Nascido em 8 de abril de 1990 em Seul, ele se destacou como vocalista principal do grupo desde a estreia em 2008.

Além de seu trabalho com o SHINee, o artista iniciou uma carreira solo em 2015 lançando o EP "Base", que alcançou o topo das paradas sul-coreanas e internacionais. Seu primeiro álbum de estúdio, "She Is", foi lançado em 2016, seguido por "Poet | Artist", lançado postumamente em 2018. Ele também foi autor do livro "Skeleton Flower: Things That Have Been Released and Set Free", publicado em 2015.

No dia 18 de dezembro de 2017, Jonghyun faleceu aos 27 anos. Em sua memória, em 2024, os familiares do vocalista criou a Shiny Foundation, que tem como objetivo apoiar jovens artistas e promover a conscientização sobre saúde mental.