Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Asha, de 'Wish', é a Fada Madrinha de 'Cinderela'?

Descubra se é possível que Asha, de 'Wish: o Poder dos Desejos', seja a Fada Madrinha de 'Cinderela'

Redação Publicado em 28/05/2024, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fada Madrinha de 'Cinderela' e Asha de 'Wish: o Poder dos Desejos' - Reprodução/Disney
Fada Madrinha de 'Cinderela' e Asha de 'Wish: o Poder dos Desejos' - Reprodução/Disney

Lançado em novembro do ano passado para celebrar o centenário da Disney, ‘Wish: o Poder dos Desejos’ apresentou Asha, garota destemida, inteligente e altruísta que, no final da trama, acaba se tornando a fada madrinha do Reino de Rosas — o que levou os fãs a criarem teorias e especularem que ela pode ter sido a responsável por realizar os desejos de outra grande personagem do estúdio: Cinderela, do filme que chegou as telonas em 1950.

Como assim?

Isso porque existem grandes semelhanças entre Asha e a Fada Madrinha de Cinderela, sendo a mais notável entre elas as vestimentas de ambas, já que, na animação mais recente, a garota usa uma capa azul com um laço roxo, sendo diferente da Fada Madrinha de mais de 70 anos atrás apenas por não conter longas e amplas mangas.

Mais que isso, a forma que as duas empunham suas varinhas são bem semelhantes. É possível notar esse detalhe em duas ocasiões, tendo como primeira observada quando Asha ganha sua primeira varinha de Estrela, visto que essa ainda era um galho de árvore e foram necessárias várias tentativas antes que ela descobrisse como fazer a coisa funcionar. Assim, em um dos esforços, Asha bate a varinha na palma da mão, da mesma forma feita pela Fada Madrinha em ‘Cinderela’.

Já a segunda vez ocorre quando a varinha de Asha é trocada. Acontece que o novo instrumento de magia tem as mesmas características que o da Fada Madrinha, visto que tem a mesma cor e formato.

Elas são realmente a mesma personagem?

Ainda que diversos filmes da Disney apresentem conexões que deram origem a teorias de que os universos do selo são compartilhados, não é esse o caso de ‘Wish’, pois, apesar de contar com diversas referências a animações lançadas pela empresa ao longo do último século, não há nenhuma evidência narrativa que possa conectá-la com outro título.

Dessa forma, é possível afirmar que Asha serve apenas ao povo de Rosas e que todas as alusões a outras histórias apresentadas na trama são realmente homenagens ao legado que o estúdio, fundado em 1923 por Roy e Walt Disney, criou.