Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Studio Ghibli

A animação do Studio Ghibli que inspirou uma música de Billie Eilish

Descubra qual foi a animação criada pelo Studio Ghibli que serviu de inspiração para uma das músicas da discografia de Billie Eilish

por Izabela Queiroz

Publicado em 15/10/2024, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo do Studio Ghibli e Billie Eilish - Reprodução/Studio Ghibli/Arturo Holmes/Getty Images
Logo do Studio Ghibli e Billie Eilish - Reprodução/Studio Ghibli/Arturo Holmes/Getty Images

Após o lançamento de "O Castelo no Céu" (1986), o Studio Ghibli, produtora de animações que tem quase quatro décadas de criação, desenvolveu mais de vinte longas-metragens ao longo dos anos, expandindo seu alcance para além do país de origem, já que, devido aos traços únicos e histórias complexas, o selo acabou se tornando referência ao redor de todo o mundo.

Tanto é que é possível encontrar alusões aos títulos animados da empresa japonesa não só em outras obras cinematográficas animadas, como "Luca", da Disney, mas também, em outros formatos artísticos, sendo um exemplo a música, já que uma das obras animadas serviu de inspiração para uma das canções de uma das cantoras mais populares da atualidade: Billie Eilish!

A animação do Studio Ghibli que inspirou uma música da Billie Eilish

Cena de 'A Viagem de Chihiro' (2001)
Cena de 'A Viagem de Chihiro' (2001) /Crédito: Reprodução/Studio Ghibli

O filme em questão é "A Viagem de Chihiro", cujos elementos da história são encontrados na faixa "CHIHIRO", do terceiro álbum de estúdio de Eilish, "Hit Me Hard And Soft", lançado em 17 de maio nas plataformas de streaming musical com mais 9 faixas; ouça!

A trama acompanha a personagem título de 10 anos que, após ver seus pais sendo transformado em porcos, descobre um mundo secreto repleto de espíritos e feitiçaria, onde ela precisa enfrentar diversos desafios para retornar a sua realidade e salvar a vida de seu pai e sua mãe, embarcando em uma jornada repleta de autoconhecimento e amadurecimento.

Dessa forma, em uma entrevista concedida a Rolling Stone, Eilish explicou como a protagonista pôde servir de inspiração para a canção:

A música é vagamente baseada naquele filme, que é um dos meus favoritos. É meio que do ponto de vista dela, misturado com o meu. Os visuais naquele filme são alguns dos melhores de todos os tempos", começou explicando a cantora.

No mesmo bate-papo, a artista contou que a batida e o videoclipe da música também têm alusões aos visuais e ambientes apresentados na animação que agradou não só os fãs, como também a crítica especializada, visto que, lançado em 2001, o enredo marcou a história do Oscar por se tornar a primeira produção animada em língua não-inglesa a vencer a cerimônia do Oscar na categoria de Melhor Animação.

Há todos aqueles visuais do trem na água após a enchente, e parece literalmente um oceano com trilhos de trem. Eu tinha acabado de assistir 'A Viagem de Chihiro', e Finneas tinha feito essa batida. Eu amo esse filme. Eu tinha visto tantas vezes".

Como resultado, os fãs reuniram algumas das possíveis referências que podem ser encontradas, como no trecho "Eu vi seu lugar perto do balcão quando olhei para o lado; eu vi você se virar, mas não era seu rosto", que pode ser uma alusão à quando Chihiro encontra seus pais transformados em porcos.

Assim como na letra abaixo, que pode ser referência à quando Chihiro e Haku se encontram no jardim e ela precisa salvá-lo.

Eu estava esperando no jardim
Contemplando, com licença
Mas tem uma parte de mim que te reconhece
Você também sente isso?
Quando você me disse que isso era sério
Estava falando sério

Confira todas as possíveis alusões na thread publicada no X (antigo Twitter):