Entretenimento / Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas: Além da animação, mais 5 versões para assistir

Confira outras produções inspiradas em "Alice no País das Maravilhas", além do clássico de 1951, que você precisa assistir

O filme que decepcionou Walt Disney

Em 2025, a clássica animação da Disney, “Alice no País das Maravilhas”, celebra 74 anos de lançamento. A produção, inspirada no livro homônimo de Lewis Carroll, apresenta a história de Alice, uma garota que, ao cair em uma toca, é transportada para o País das Maravilhas, onde conhece diversos seres incríveis, como o misterioso Mestre Gato, o Chapeleiro Maluco e a tirana Rainha de Copas.

Sendo um dos maiores clássicos lançados pelo estúdio fundado por Walt Disney, ao longo dos anos, a obra já ganhou diferentes adaptações, que vão além da famosa animação.

Pensando nisso, a RECREIO separou 5 versões de “Alice no País das Maravilhas” além do clássico da Disney que você precisa conhecer e assistir. Confira!

1. Alice no País das Maravilhas (1985)

Considerada como uma das adaptações mais fiéis ao conto de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”, de 1985, foi um longa produzido para a televisão, dividido em duas partes, visto que, na segunda metade, o público também acompanha os acontecimentos de “Alice Através do Espelho”.

Protagonizado por Natalie Gregory, a produção se trata de um musical, e ainda conta com a participação especial de Ringo Starr, ex-integrante da banda The Beatles, que interpreta a Tartaruga.


2. Alice no País das Maravilhas (1999)

Também feito para a televisão, o filme “Alice no País das Maravilhas”, de 1999, é outra adaptação direta dos livros “Alice no País das Maravilhas” (1865) e “Através do Espelho” (1871), de Lewis Carroll.

Imagem promocional de ‘Alice no País das Maravilhas’ (1999) – Divulgação/NBC

Vencedor de 4 prêmios Emmy, o longa conta com Tina Majorino vivendo Alice, além de ter um elenco de peso, com nomes como Whoopi Goldberg (Gato Risonho), Martin Short (Chapeleiro Maluco), Gene Wilder (Tortuga), Robbie Coltrane (Ned Tweedledum), Christopher Lloyd (Cavaleiro Branco), Ben Kingsley (Major Caterpillar) e mais.


3. A Menina No País das Maravilhas (2008)

Lançado em 2008, “A Menina No País das Maravilhas” não é uma adaptação direta das histórias de Carroll, porém, conta com uma inspiração importante nas obras para o desenvolvimento da trama.

Neste filme, Elle Fanning vive Phoebe Lichten, uma garotinha que desenvolve TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e precisa aprender a lidar com a condição, apesar de sua família e amigos não entenderem por que ela é diferente. Para isso, ela vê fuga dentro de sua imaginação e, após ser escalada para viver Alice na peça da escola de “Alice no País das Maravilhas”, passa a entender melhor o que está acontecendo consigo mesma.


4. Alice no País das Maravilhas (2010)

Provavelmente uma das adaptações mais conhecidas, na década de 2010, a Disney resolveu lançar sua própria versão live-action de “Alice no País das Maravilhas, com direção de Tim Burton.

Imagem promocional do filme ‘Alice no País das Maravilhas’ (2010) – Divulgação/Disney

Disponível no Disney+, a sinopse oficial diz: “Alice (Mia Wasikowska), agora com 19 anos de idade, retorna ao excêntrico mundo onde ela entrou pela primeira vez quando era criança e embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro destino. Este País das Maravilhas é um mundo além da sua imaginação e não se parece com nada que você já tenha visto antes”.  


5. Alice Através do Espelho (2016)

Continuação do longa de 2010, “Alice Através do Espelho” também adapta a clássica história de Lewis Carroll, apresentando a Alice vivida por Mia Wasikowska retornando mais uma vez ao fantástico mundo subterrâneo e viajando no tempo para tentar salvar o Chapeleiro Maluco, vivido por Johnny Depp.

Imagem promocional do filme ‘Alice Através do Espelho’ (2016) – Divulgação/Disney

A sinopse oficial do filme, disponível no Disney+, diz: “Alice Kingsleigh (Wasikowska) passou os últimos anos seguindo os passos de seu pai e navegando os oceanos. No seu retorno a Londres, ela se depara com um espelho mágico e retorna ao fantástico mundo subterrâneo e seus amigos, o Coelho Branco (Sheen), a lagarta Absolem (Rickman), o Gato Risonho (Fry) e o Chapeleiro Maluco (Depp), que não é ele mesmo. O Chapeleiro perdeu sua “Muiteza”, então Mirana (Hathaway) envia Alice em uma jornada para pegar emprestada a Cronosfera, um globo metálico que fica dentro da câmara do Grande Relógio que controla o tempo. Retornando ao passado, ela reencontra amigos — e inimigos — em momentos diferentes de suas vidas, e embarca em uma perigosa corrida para salvar o Chapeleiro antes que o tempo acabe”.

Daniela Bazi é jornalista graduada pela UNINOVE, e bruxa formada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Amante de animações, filmes e séries, também é fã de divas pop, entusiasta da Disney e k-popper nas horas vagas.