Quem é Toupeira, vilão de ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’?
Descubra quem é, qual a origem e os poderes de Toupeira, vilão que antagoniza 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos', novo filme da Marvel

Além de Galactus, o Devorador de Mundos, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” introduz ao Universo Cinematográfico Marvel outro supervilão dos quadrinhos: Toupeira, personagem vivido por Paul Walter Hauser (Black Bird).
A representação de Walter Hauser não é inédita, afinal, os fãs assíduos da família de heróis puderam ver Tim Blake Nelson no papel em “Quarteto Fantástico” (2015), filme disponível no Disney+ com a seguinte sinopse:
“Um jovem gênio constrói um portal para outra dimensão com a ajuda de amigos e colegas, mas um acidente deixa um deles à deriva e os outros com poderes especiais. Quatro anos depois, o abandonado Victor volta como um conquistador megalomaníaco e o Quarteto Fantástico deverá esquecer as suas divergências para impedi-lo.”
Mas, quem é Toupeira?

Criado por Jack Kirby e Stan Lee, o Toupeira, apareceu pela primeira vez em 1961, no primeiro número da revista do Quarteto Fantástico, publicada pela Marvel Comics.
O personagem nasceu no final da década de 1910, com o nome Harvey Rupert Elder e, nas HQs, tem um passado marcado pela rejeição e exclusão. Acontece que Elder é retratado como um homem de baixa estatura e visão deficiente, características que fizeram com que ele crescesse sob os julgamentos e zombarias daqueles que o rodeavam.
Ao atingir a idade a adulta e se tornar cientista, a ridicularização continuou. Com isso, Elder decide se afastar de vez da sociedade ao embarcar em uma jornada em busca de um reino subterrâneo, enfrentando diferentes problemas e anos de busca até encontrar um túnel para Subterrânea, lugar habitado por criaturas apelidadas de Molóides.
Na missão, Elder parou na Ilha Monstro após um naufrágio, e acabou enfrentando um terremoto ao chegar no Vale dos Diamantes, o qual quase o deixou cego, sendo esse o motivo pelo qual ele usa óculos de proteção (uma versão inicial dos óculos de proteção nucleares), que reduzem a luminosidade e o ajudam com a sensibilidade a luz, permitindo que ele possa enxergar, mesmo que pouco.
Ainda assim, os desafios o levaram até Subterrânea, onde ele pôde se transformar no Toupeira ao descobrir como usar a tecnologia baseada na milenar civilização Deviante e se tornar o governante dos Molóides.
Os poderes de Toupeira
O monarca de Subterrânea tem sentidos aguçados e inteligência genial! De maneira parecida com o que houve com Demolidor, após quase perder a visão no acidente ele ganhou um sentido radar, é mestre em artes marciais e consegue dominar tecnologias avançadas criadas há milênios por culturas de diversos locais do universo.
Toupeira ainda costuma carregar um bastão tecnológico que apenas ele pode empunhar. O acessório é equipado com funções como lança-chamas, feixes ultrassônicos de alta energia e controle de gravidade.
Relação com o Quarteto Fantástico
Ao encontrar o seu lugar de prestígio, Toupeira então alimenta o desejo de destruir o mundo da superfície, embarcando em diferentes planos que são sempre frustrados pelo Quarteto Fantástico, como visto também no longa-metragem que abre a fase 6 do MCU, o qual tem Pedro Pascal (The Last Of Us) como Reed Richards, o Sr. Fantástico; Vanessa Kirby (Missão: Impossível – Acerto de Contas) no traje de Sue Storm, a Mulher-Invisível; Joseph Quinn (Stranger Things) como Johnny Storm, o Tocha Humana; e Ebon Moss-Bachrach (The Bear) na pele rochosa de Ben Grimm, O Coisa.
Com direção de Matt Shakman, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” está em cartaz nos cinemas.