Conheça alguns astros sul-coreanos que assim como S.Coups, do SEVENTEEN, também foram isentos do serviço militar obrigatório
Em março de 2024, a PLEDIS Entertainment, empresa responsável por gerenciar a carreira do SEVENTEEN, emitiu um comunicado anunciando que S.Coups, líder do grupo, foi oficialmente isento do serviço militar obrigatório após ser classificado pelo governo como grau 5, devido a uma lesão no joelho.
Em agosto do ano passado, o astro rompeu o ligamento cruzado anterior de seu joelho esquerdo durante as gravações de um dos conteúdos do grupo, sendo submetido a uma cirurgia, além de sessões de fisioterapia para a recuperação.
“Devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior na articulação do joelho esquerdo, S.Coups foi submetido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior e uma cirurgia de reconstrução do ligamento anterolateral. Por ter sido uma cirurgia de grande porte, ele faz terapia de reabilitação física há muito tempo, desde o ano passado até agora. Como resultado, ele foi classificado como grau 5”, declarou a PLEDIS em nota.
Conforme repercutido pelo portal Soompi, de acordo com o sistema de recrutamento da Coreia do Sul, homens que são classificados na categoria 5 estão isentos do alistamento militar em tempos de paz. No entanto, caso uma guerra aconteça, eles serão obrigados a se apresentarem às Forças Armadas para realizar trabalhos de apoio.
Devido sua isenção, Jeonghan foi o primeiro integrante do SEVENTEEN a se alistar no exército, se apresentando às Forças Armadas no dia 26 de setembro.
"Gostaríamos de compartilhar as notícias do próximo alistamento de Jeonghan no exército, agendado para 26 de setembro de 2024. Conforme anunciado anteriormente, ele não poderá participar das atividades promocionais do 12º mini-álbum do SEVENTEEN e da turnê mundial. No entanto, ele aparecerá em vários conteúdos pré-gravados.
Não haverá evento oficial no dia de seu alistamento, e pedimos gentilmente que você se abstenha de visitar o local de seu serviço militar. Por favor, envie suas sinceras mensagens de apoio a Jeonghan pelo Weverse.", declarou a empresa no comunicado de anúncio do seu alistamento.
No entanto, S.Coups não é o primeiro artista a ser isento do serviço militar. Outros grandes astros sul-coreanos, incluindo atores e atletas, também já passaram pelo mesmo processo, sendo dispensados do serviço por diferentes motivos. Conheça alguns!
Sendo um dos jogadores de futebol mais famosos da Coreia do Sul nos dias de hoje, o atual ponta-esquerda do time inglês Tottenham Hotspur Football Club, Son Heungmin, foi isento do serviço após ganhar medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018.
Assim como S.Coups, o rapper Simon Dominic também foi isento por problemas de saúde. Isso porque, em sua infância, o artista sofreu um acidente que causou um ferimento em seu olho esquerdo. Segundo o jornal Chosun, a lesão foi responsável por fazer com que ele fosse dispensado do exército.
Lee Sang-hyeok, conhecido mundialmente apenas como Faker, é um dos principais atletas de League of Legends do cenário internacional de e-Sports. Sua isenção foi confirmada após ganhar medalha de ouro no 19º Jogos Asiáticos. Além dele, os outros jogadores do Time Coreia, Zeus, Kanavi, Chovy, Ruler e Keria, também receberam o privilégio.
O renomado ator Kim Woobin, conhecido por papel em dramas como "Alienoide" (2022) e "Paixão Incontrolável" (2016), foi dispensado do serviço no ano de 2017 após ser diagnosticado com câncer nasofaríngeo. Woobin completou o tratamento necessário no mesmo ano e, atualmente, vive sua vida de forma normal.
Diferente dos casos citados na lista, Eun Jiwon, membro do SECHSKIES, acabou sendo isento do serviço militar obrigatório por questões educacionais. Isso porque o idol fez o ensino médio no Havaí e, quando retornou para a Coreia do Sul, se tornou um aluno transferido na Kent Foreigners School, no entanto, sua educação não foi reconhecida.