Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além de nævis: Conheça 5 artistas virtuais do k-pop

Nesta terça-feira, 10, nævis, idol virtual da SM Entertainment, realizou seu tão esperado debut. Veja outros astros virtuais do k-pop!

por Daniela Bazi

Publicado em 10/09/2024, às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
nævis em seu clipe de debut 'Done' - Reprodução/YouTube/SMTOWN
nævis em seu clipe de debut 'Done' - Reprodução/YouTube/SMTOWN

Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma tecnologia cada vez mais comum em nosso dia a dia, marcando presença em inúmeras áreas do cotidiano, mesmo ainda sendo um tópico muito discutido entre a sociedade.

Sua utilização tem se tornado algo tão recorrente que, hoje em dia, já existem artistas feitos inteiramente por IA e computação gráfica, como a nævis, nova solista virtual de k-pop, que realizou sua estreia nesta terça-feira, 10, com o single “Done”. Assista!

Nævis foi apresentada através do conceito do girlgroup aespa, da SM Entertainment, sendo a personagem responsável por ajudar as integrantes a se conectarem com suas versões virtuais, também feitas por computação gráfica chamadas de ae, através do P.O.S (Portal of Soul, ou Portal da Alma em português), portal que liga o Flat (onde vivem os ae) ao mundo real.

Hoje, além de nævis, a indústria do k-pop também já conta com uma série de outros artistas virtuais, criados também por outras tecnologias além da IA, e que vem conquistando os fãs. Conheça alguns!

1. K/DA

Pioneiras no quesito idols virtuais, o K/DA é um girlgroup composto por quatro integrantes: Ahri, Akali, Kai’Sa e Evelynn, que recebem as vozes de diferentes artistas reais, sendo elas Miyeon ((G)I-DLE), Soyeon ((G)I-DLE), Jaira Burns, Wolftyla, Madison Beer e Bea Miller.

Elas surgiram através de um projeto feito pela Riot Games para o jogo League of Legends (LOL), debutando em 2018 com o single “POP/STARS”, com o intuito inicial de comercializar skins e itens especiais voltados para o game. No entanto, sua estreia acabou fazendo um sucesso maior do que o esperado, fazendo com que o grupo continuasse após o primeiro lançamento.


2. SUPERKIND

Com um conceito similar ao aespa, o SUPERKIND é um boygroup misto, que hoje conta com a presença de cinco integrantes reais (Daemon, Eugene, Geon, SiO e JDV), e dois virtuais (SAEJiN e Seung), criados por Inteligência Artificial, que também participam de todos os lançamentos do conjunto.

O grupo foi lançado pela Deep Studio Entertainment e, inicialmente, eram conhecidos pelo nome “YOURS” em seu pré-debut. Porém, após a saída de alguns trainees, o conjunto foi reformulado e teve seu debut oficial em 20 de junho de 2022 com o single “Watch Out”.


3. PLAVE

Sendo um dos grandes sucessos atuais entre os grupos virtuais, o PLAVE é um boygroup de cinco integrantes da empresa VLAST, composto por Yejun, Noah, Bamby, Eunho e Hamin, que debutou em 12 de março de 2023 com o single-álbum “Asterum”.

No entanto, diferente dos casos já citados nessa lista, os membros do PLAVE não são feitos por Inteligência Artificial. Na verdade, todas suas mobilidades são capturadas por uma tecnologia de sensor de movimentos, capaz de rastrear as movimentações e expressões dos artistas por trás das identidades dos integrantes.


4. MAVE:

Criadas pela Metaverse Entertainment através de Inteligência Artificial, realidade aumentada, tecnologia 3D e síntese de voz, o MAVE: é um girlgroup virtual composto por quatro integrantes, SIU:, ZENA:, TYRA: e MARTY:, que debutou em 25 de janeiro de 2023 com o single álbum “PANDORA'S BOX”.

De acordo com Sung-Ku Kang, diretor de tecnologia da agência responsável pelo grupo, explicou ao El País por e-mail, para desenvolver o conjunto, a empresa contou com um time de especialistas de diferentes áreas, incluindo videogames, entretenimento e música.


5. IITERNITI

Antigamente conhecido como ETERN!TY, o IITERNITI é um girlgroup virtual feito com a tecnologia deep learning da empresa Pulse9, composto por 11 integrantes (Seoa, Sujin, Minji, Jaein, Hyejin, Dain, Chorong, Jiwoo, Yeoreum, Sarang e Yejin) escolhidas pelo público, e que debutou em 22 de março de 2021 com o single “I’m Real”.

Para que o grupo fosse formado, as empresas AiA e Pulse9 desenvolveram 101 rostos fictícios com diferentes características, divididas entre inteligente, fofa, inocente e sexy. As 11 personagens favoritas foram escolhidas pelo público por meio de votação popular, e ganhando vida após serem animadas por designers da agência.