A história real por trás do dorama ‘Louvor à Morte’

Descubra a história real por trás da trama de 'Louvor à Morte', dorama de três episódios estrelado por Lee Jong Suk e Shin Hye Sun

Cena de 'Louvor à Morte' (2018) - Divulgação/SBS/Netflix

Romances trágicos são marcados pelos desafios enfrentados pelos protagonistas ao longo de suas narrativas. Aos admiradores deste gênero nos doramas, já imaginaram um relacionamento que surge em meio à tensão do domínio japonês na Coreia e chega ao fim de maneira tão dolorosa, que se torna um marco de luto nacional?

Louvor à Morte‘, produção lançada em 2018, é inspirada na história verídica de Yun Sim Deok, a primeira cantora soprano profissional coreana, e do dramaturgo casado Kim Woo Jin, cujo relacionamento resultou em um dos casos mais emblemáticos da história cultural do país.

A história real

Nascida em Pyongyang em 25 de julho de 1897, Yun Sim Deok alcançou feitos incomuns para mulheres de sua época. Em 1914, ingressou no Kyongsong Women’s Teaching College, em Seul, e, posteriormente, tornou-se a primeira coreana a estudar na Escola de Música de Tóquio, no Japão, onde conheceu Kim Woo Jin.

Sua estreia como soprano ocorreu em 1923, mas a dificuldade de sustentar-se com música clássica ocidental a levou a migrar para o canto popular e a dublagem. Apesar do reconhecimento artístico, sua vida pessoal tomou rumos trágicos ao que, em 4 de agosto de 1926, aos 29 anos, a cantora e o dramaturgo tiram suas vidas em conjunto.

Pouco antes do ocorrido, Yun gravou ‘In Praise of Death’ — considerada a primeira canção pop coreana — acompanhada ao piano por sua irmã. Inspirada na melodia ‘Waves on the Danube’, de Ivanovici, a música se tornou uma “memória póstuma” e passou a fazer parte da história do país.

Sobre ‘Louvor à Morte’

Com apenas três episódios, ‘Louvor à Morte’ apresenta o romance do casal durante a ocupação japonesa, interpretado por Shin Hye Sun (De Volta as Raízes) e Lee Jong Suk (Pinóquio). A trama acompanha desde o primeiro encontro até o desfecho trágico, destacando elementos históricos e o impacto emocional que essa história deixou para a Coreia.

Lançado em 2018, o k-drama teve a direção de Park Soo Jin, e está disponível no catálogo da Netflix.