Relembre alguns momentos memoráveis das passagens do RBD pelo Brasil ao longo das duas décadas de carreira do grupo mexicano
Publicado em 29/12/2023, às 15h00 - Atualizado em 20/09/2024, às 11h28
Um dos assuntos mais comentados de 2023 foi o retorno do RBD ao Brasil. O grupo mexicano realizou dois shows no Rio de Janeiro, além de também fazer uma passagem por São Paulo, onde teve seis apresentações marcadas, em dois estádios diferentes: Morumbi e Allianz Parque.
A primeira aconteceu no dia 12 de novembro, que marcou o retorno do grupo ao estádio do Morumbi desde a gravação do DVD para a “Tour Del Adios”, turnê de despedida da formação que ocorreu há 15 anos.
Ver essa foto no Instagram
Desde o início de sua carreira, Anahí, Maite Perroni, Dulce Maria, Christian Chávez e Christopher Uckermann possuem uma forte conexão com o Brasil, e já visitaram nosso país por diversas vezes, rendendo inúmeros momentos marcantes em todas suas viagens.
Pensando nisso, a RECREIO separou cinco momentos memoráveis das passagens do RBD pelo Brasil. Confira!
O RBD veio ao Brasil pela primeira vez em fevereiro de 2006, quando foram convidados a realizar uma apresentação gratuita no estacionamento do supermercado Extra, na avenida Guarapiranga, zona sul de São Paulo. Apesar de tanto fãs quanto integrantes estarem animados com a primeira visita, o evento ficou marcado por uma tragédia.
Na ocasião, devido ao grande número de público, estimado entre 5 e 15 mil, conforme repercutido pela Folha de S.Paulo, e a grande euforia das pessoas, aqueles que estavam na grade acabaram sendo empurrados e pisoteados, causando a morte de três pessoas, além de deixar mais 42 feridos.
Em 2007, enquanto o grupo realizava a sua segunda turnê internacional, que contava com shows nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e Brasília, os integrantes do RBD foram recepcionados do Palácio do Alvorada pelo presidente Lula, do PT, que cumpria o seu segundo mandato na época, ao lado da falecida primeira-dama, Marisa Letícia.
Na época, a banda havia sido convidada para participar de um programa do governo, através da doação de uma guitarra autografada por todos os seis membros, que seria leiloada, e teria todo o dinheiro arrecadado destinado ao programa social Fome Zero, criado pelo governo federal brasileiro no ano de 2003.
Hoje o único presidente capaz de reunir o RBD está completando 75 anos, Lula parabéns por trazer o RBD de graça para o Brasil e nos proporcionar o live in Brasília ❤️👏🏽#Lula75Anospic.twitter.com/q8aidO8b1m
— Portal RBD (@PortalRBD) October 27, 2020
Além de entregarem o instrumento em mãos, Alfonso Herrera, Maite, Christian, Christopher, Dulce e Anahí também participaram de um churrasco oferecido pelo presidente e pela primeira-dama, além de jogarem uma partida amadora de futebol entre os convidados da festa.
A relação entre o RBD e o Brasil é tão próxima que, em 2008, enquanto promoviam a turnê "Empezar Desde Cero", que ocorreu entre abril e maio do mesmo ano, a formação também aceitou participar do 48º aniversário de Brasília, nossa capital federal.
Para a comemoração, o grupo realizou um show na Esplanada dos Ministérios, que reuniu cerca de 200 a 500 mil pessoas sob um sol forte, conforme informado pela organização do evento. Até hoje, a apresentação é considerada uma das maiores na história da banda, além de ser um dos maiores shows internacionais feitos no Brasil.
Durante praticamente todas suas visitas a terras brasileiras, o RBD sempre fez questão de participar de alguns programas de televisão. Uma das mais lembradas é quando o grupo visitou o “Domingo Legal”, do SBT, apresentado por Gugu Liberato.
No entanto, outra entrevista marcante realizada para um veículo brasileiro foi a do “Domingo Espetacular”, da Record, logo após o anúncio do fim da banda. Durante a conversa, os integrantes refletem sobre o motivo dos fãs se conectarem tanto com eles, além de deixarem uma mensagem especial para consolar os corações de todos aqueles que ficaram tristes com a notícia da separação.
A visita mais recente do RBD também foi marcada por inúmeros momentos memoráveis, que vão desde os integrantes ficando chocados com as reações do público durante os shows, até as surpresas realizadas pelos fãs.
Um desses momentos icônicos aconteceu em um dos shows do Rio de Janeiro da "Soy Rebelde Tour", quando, em seu momento solo, Christian surpreendeu aos fãs quando começou a cantar “Voando pro Pará”, da cantora Joelma.