Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 melhores vilões da Disney, segundo a Recreio

Com vilões no mundo humano e no mundo animal, a Disney tem uma lista enorme de antagonistas; descubra quais são considerados os melhores!

Redação Publicado em 27/05/2025, às 17h10 - Atualizado em 28/05/2025, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme "Os Vilões da Disney" - Reprodução/ Disney
Imagem promocional do filme "Os Vilões da Disney" - Reprodução/ Disney

O grandioso leque de vilões das animações da Disney teve início com o primeiro longa-metragem animado do estúdio: “A Branca de Neve e os Sete Anões”, que, lançado em 1937, apresentou a Rainha Má como a grande antagonista da princesa órfã que tem a vida caçada pela madrasta por ser considerada a mais bela de seu reino.

Se destacando pela crueldade, a Rainha Má não poupou esforços para conquistar o seu objetivo, já que, além de colocar um caçador para perseguir a protagonista, ela também usou os seus conhecimentos em magia das trevas para mudar a própria aparência e enganar Branca de Neve ao surgir com uma senhora de idade e presenteá-la com uma maçã envenenada que colocou a garota entre a vida e a morte.

Ainda assim, após a pioneira no universo dos antagonistas, diversos outros foram lançados e tiveram destaque por sua esperteza e maldade; a RECREIO apresenta os favoritos (em ordem aleatória) da redação na lista abaixo:

1. Cruella

Cruella de Vil, de '101 Dálmatas' (1961)
Cruella de Vil, de '101 Dálmatas' (1961) - Reprodução/Disney

Como diz a música tema dessa vilã, ela é cruel, mais traiçoeira do que uma cascavel e em suas veias só circulam fel! Apresentada em “101 Dálmatas” (1961), Cruella De Vil tem um único desejo: ter um casaco de pele de dálmatas — e para isso ela fará o possível para sequestrar todos os filhotes de dálmatas em Londres.

Rica e obcecada por moda, a vilã é má porque quer e não enxerga impedimentos para isso, já que, com a ajuda de seus dois capangas Jasper e Horácio, ela, que parece não ter um pingo de humanidade e respeito com os animais, não poupa nem mesmo antigos conhecidos para ter os seus desejados 99 filhotes de dálmatas, já que rouba também a ninhada de Pongo e Perdita, cachorros que pertencem a Roger e Anita Dearly, a qual era sua antiga colega de escola. 

2. Malévola

Malévola em 'A Bela Adormecida' (1959)
Malévola em 'A Bela Adormecida' (1959) - Reprodução/Disney

A maldade de Malévola de “A Bela Adormecida” (1959) está em outro patamar! A vilã que se autoproclama como a "Senhora de Todo o Mal" é vingativa, rancorosa e não tem um pingo de bondade, já que amaldiçoa uma recém-nascida apenas porque não foi convidada para o batizado da bebê, a qual é a primeira filha dos reis do reino em que a feiticeira vive.

Além do feitiço que condena Aurora a um sono eterno assim que ela tocar em uma roca de fiar quando completar 16 anos, ela também está disposta ao que for na tentativa de cumprir a sua vingança, já que usa suas habilidades para se transformar em um dragão gigante que cospe fogo para que o príncipe não salve a vida da princesa.

3. Scar

Cena da animação 'O Rei Leão' (1994)
Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Disney

Além de vilões que não poupam animais e bebês, há ainda aqueles que agem contra os membros da mesma família. Acontece que, em “O Rei Leão” (1994), Scar é apresentado como o leão que, com ciúmes do posto que o irmão havia conquistado, arma um plano maléfico para tirá-lo do trono e então pudesse assumir as Terras do Reino.

Na história, ele faz com que o Rei Mufasa caia em uma emboscada e fique à beira da morte em um desfiladeiro. Scar poderia facilmente salvá-lo, mas decide empurrá-lo do alto de uma montanha, caindo bem no meio da passagem estreita onde é pisoteado por uma manada de animais sem ter a chance de permanecer vivo. Como se não fosse o bastante, ainda fez o pobre filhote de Mufasa, Simba, acreditar que a fatalidade do pai havia ocorrido por culpa dele — SCAR É TERRÍVEL!

4. Úrsula

úrsuça
Úrsula, em cena de ‘A Pequena Sereia’ - Reprodução/Disney

Assim como Scar, Úrsula comete atrocidades por um único motivo: o desejo de poder! A bruxa do mar que vive exilada em “A Pequena Sereia” (1989) usa suas habilidades para firmar acordos abusivos que colocam os contratantes à mercê de danos e sofrimento sem que percebam, fornecendo a ela migalhas do que mais deseja ao colocá-la sempre no controle dos desejos daqueles que a procuram.

Ela, inclusive, é uma das vilãs que quase conquista o que mais quer no fim do filme. Isso porque, ao fazer um trato com a sobrinha Ariel para que a garota pudesse realizar o sonho de viver entre os humanos, ela se esforça para que a princesa não cumpra o acordo e ela possa, finalmente, destronar o Rei Tritão, e se tornar a grande rainha dos oceanos

Para isso, ela até mesmo se transforma em um monstro gigante e lança feixes de energia, mas no fim, acaba sendo morta pelo humano que teve o coração conquistado por Ariel: o príncipe Eric, que a derrota usando o gurupés de um navio.

5. Dr. Facilier

Facilier
Dr. Facilier - Reprodução/Disney

Entrando para a lista dos que desejam poder, o Dr. Facilier é também um feiticeiro que deseja governar Nova Orleans com a ajuda de seus "Amigos do Outro Lado" e também faz acordos duvidosos que beneficiam apenas a ele, o que o leva a manipular o Príncipe Naveen em "A Princesa e o Sapo" (2009) e o transformá-lo em um sapo.