Confira alguns dos doramas favoritos da redação da Recreio do gênero vingança que você precisa adicionar na sua lista de maratona
Os k-dramas, conhecidos no Brasil apenas como doramas, tem se tornado cada vez mais populares no mundo inteiro, com o gênero de vingança sendo um dos favoritos dos fãs das produções sul-coreanas, ao apresentar histórias com enredos marcantes e personagens complexos.
Se você está entrando agora no universo dos dramas coreanos, e quer acompanhar séries que unem busca por justiça e ação, com mistério e críticas sociais, confira algumas recomendações da Recreio sobre os nossos doramas de vingança favoritos!
Disponível na Kocowa e Viki, “Taxi Driver”, drama protagonizado por Lee Je-hoon, acompanha a história de Kim Do-gi, um ex-aluno da Academia Militar da Coreia (KMA), um homem que convive com o remorso de não ter conseguido se vingar do assassinato de sua mãe que se começa a trabalhar como motorista de táxi de uma empresa que oferece serviço de vingança para pessoas que foram vítimas de injustiças.
Além de apresentar cenas de ação catárticas com as vinganças, a série também faz fortes críticas sociais, incluindo temas como corrupção, falhas do sistema jurídico e privilégios dentro da sociedade.
Nesta série da Netflix, somos apresentados a uma clássica história de vingança: Yoon Ji-woo (Han So-hee), uma mulher que testemunhou seu pai ser assassinado a sangue-frio, decide resolver os crimes com as próprias mãos. Para isso, ela entra na polícia e se infiltra na organização criminosa que teria sido responsável por tirar a vida de seu pai.
Repleto de cenas de ação e suspense, o drama surpreende por também apresentar dilemas morais da personagem principal, além de abordar temas opressivos e sombrios que refletem a realidade, como as complexidades do crime organizado e as complexidades das investigações policiais para conseguir quebrar as redes de crime.
Sucesso de 2020, em “Itaewon Class”, dorama disponível na Netflix, apresenta a história de Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon), um ex-presidiário que foi encarcerado após tentar matar o filho de um poderoso empresário da Coreia do Sul, a quem ele acredita ser o responsável pela morte de seu pai. Ao sair da prisão, ele tenta recomeçar a vida seguindo o sonho do pai de abrir seu próprio restaurante, além de buscar vingança contra o Grupo Jangga.
Muito mais do que apenas a busca por vingança, o drama ainda discute outros tópicos importantes, como a ressocialização de presos e a amizade verdadeira acima dos negócios. Mais do que isso, o dorama também consegue incluir cenas engraçadas e uma pitada de romance, além de apresentar o melhor do bairro de Itaewon, um dos mais famosos da capital Seul.
Apresentando a temática da vingança de uma forma um pouco diferente, “Vincenzo” apresenta a história de Vincenzo Cassano (Song Joong-ki), um advogado e conselheiro da máfia italiana que precisa retornar para a Coreia do Sul para recuperar o ouro que agora se encontra embaixo de um prédio do Grupo Babel.
Durante os episódios, além de acompanhar a busca de Vincenzo pelo ouro, que também se torna interesse de outros grupos criminosos, a trama ainda apresenta a vingança do protagonista contra um ex-colega de máfia que tentou matá-lo, e a sua busca incessante para acabar com o Grupo Babel, responsável por uma série de atividades criminosas. Com personagens marcantes e um vilão sádico que promete de surpreender, “Vincenzo” está disponível na plataforma de streaming Netflix.
O dorama sobre vingança mais impressionante e obrigatório para todos os fãs do gênero é “A Lição”. Protagonizado por Song Hye-kyo, a história acompanha Dong-eun, uma garota que sofreu bullying no ensino médio por alunos com melhores condições financeiras, que a assediavam diariamente com ataques físicos e verbais, deixando cicatrizes em todo seu corpo para o resto da vida.
Com isso, Dong-eun cresce com a motivação de se tornar uma mulher bem-sucedida, e buscar por vingança contra todos aqueles que a abusaram durante a adolescência, atingindo os pontos que mais lhe afetam, incluindo família e reputação. Apresentando cenas explícitas de violência e uma trama obscura, “A Lição” é baseado em uma história real, e destaca o bullying como um dos grandes problemas da sociedade, responsáveis por causar consequências devastadoras em suas vítimas.