Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 idols de k-pop que iniciaram importantes tendências

Descubra 5 tendências populares na indústria da música sul-coreana criadas por diferentes idols de k-pop ao longo das últimas décadas

por Izabela Queiroz

Publicado em 20/08/2024, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BoA em imagem teaser de “Forgive Me” - Divulgação/SM Entertainment
BoA em imagem teaser de “Forgive Me” - Divulgação/SM Entertainment

O k-pop surgiu na década de 1990 e, desde então, passou por diversas mudanças, transformações e adições. Dentre essas, estão as tendências seguidas pelos grupos e solistas, que surgiram através do pioneirismo de outros artistas do gênero, como os vídeos de dance practice ou a inserção de membros de diferentes nacionalidades em uma mesma formação, por exemplo.

Pensando nesses casos, a RECREIO reuniu uma lista com 5 idols de k-pop que criaram tendências que são seguidas até hoje na indústria da música sul-coreana. Confira:

1. Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin (SHINee)

Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin, do SHINee, foram responsáveis por popularizar o dance practice, que nada mais são que vídeos onde os idols aparecem nas salas de práticas das agências que gerenciam suas carreiras, ensaiando a coreografia de algum novo lançamento.

No caso do grupo, eles lançaram o primeiro dance practice da história do k-pop com 'Lucifer', do álbum homônimo lançado em 2010. O vídeo foi publicado em 3 de agosto do mesmo ano de divulgação do disco, e hoje conta com quase 30 milhões de visualizações.

2. BoA

BoA
BoA em imagem teaser de “Forgive Me” /Crédito: Divulgação/SM Entertainment

Apelidada de "Rainha do K-pop", BoA debutou com o lançamento do álbum “ID; Peace B”, em 25 de agosto de 2000, pela SM Entertainment, meses antes de seu aniversário de 14 anos. Ela foi a primeira artista coreana a estourar no mercado japonês ao lançar o seu primeiro álbum japonês, “Listen To My Heart”, em 2002, visto que esse se tornou o primeiro disco de um artista coreano a vender mais de um milhão de cópias no Japão.

Com o sucesso na Terra do Sol Nascente, não demorou para ela expandir seu alcance para outros países, já que com o lançamento de “Every Heart”, canção que se tornou um dos temas mais conhecidos do anime “Inuyasha,” e outras faixas que fizeram parte das trilhas sonoras de animações japonesas, a artista ganhou fãs internacionais ao redor de todo mundo.

Ela, que é considerada uma das maiores artistas da Ásia, se tornou a primeira artista coreana a entrar na principal parada de álbuns da Billboard dos Estados Unidos, o Billboard 200, e devido aos seus diversos feitos repletos de pioneirismo, é considerada uma das líderes da Hallyu — a onda coreana responsável por levar a cultura da Coreia do Sul para o resto do mundo.

3. Hangeng (Super Junior)

Hangeng, membro do Super Junior
Hangeng, membro do Super Junior /Crédito: Divulgação/SM Entertainment

Han Geng, do Super Junior, foi o primeiro estrangeiro a debutar na indústria de K-pop. Ele, que nasceu em Mudanjiang, na China, e permitiu que as formações seguintes incluíssem membros de outras nacionalidades, como o chinês Lay, que faz parte do EXO, o tailandês BamBam, no GOT7, a taiwanesa Tzuyu, do TWICE, a brasileira Leia, que já fez parte do BLACKSWAN, e tantos outros.

4. Chaeyeon (DIA/I.O.I)

Chaeyeon foi primeira idol a protagonizar o momento final de uma apresentação de k-pop chamado “ending fairy”, onde a câmera foca no rosto de um dos artistas do palco enquanto eles fazem diferentes poses. Isso aconteceu enquanto a idol fazia parte do I.O.I, durante uma apresentação em grupo de “Into The New World”, do Girls' Generation; relembre!

5. Solar (MAMAMOO)

Criado pela Dingo, o Killing Verse é um segmento no canal onde rappers podem cantar ao vivo uma seleção de alguns de seus melhores sucessos. Devido à qualidade do quadro, Solar, do MAMAMOO, se convidou para participar de um especial com o grupo, mas o pedido foi negado, pois apenas cantores de rap eram escolhidos para demonstrar suas habilidades em tempo real.

Ainda assim, o pedido gerou a criação do Killing Voice, onde o MAMAMOO foi o primeiro grupo participante em 2020, abrindo portas para performances de grupos como EXO, TWICE, Red Velvet, ATEEZ, SEVENTEEN, e tantos outros ao longo dos últimos quatro anos.