Veja quais são alguns dos grupos de k-pop que superaram a "maldição dos 7 anos" e continuam em atividade mesmo após o sétimo aniversário de debut
Publicado em 04/09/2024, às 18h58
Um dos maiores medos dos fãs de k-pop ao redor de todo o mundo é o disband, que é quando os grupos acabam se dissolvendo. Em muitos casos, as formações encerram suas carreiras nos palcos ao completarem 7 anos de debut, como visto com o 2NE1, 4Minute, SISTAR, Miss A e tantos outros que celebraram a data com um single de despedida.
Devido a esse prazo de duração que afeta tantos grupos, surgiu o termo "maldição dos 7 anos", que, na verdade, não é uma suposta ação sobrenatural ou infortúnio lançado sobre os conjuntos, mas sim, o prazo máximo de duração dos contratos estabelecidos entre idols e agências de entretenimento da Coreia do Sul, possibilitando que os membros sigam novos caminhos após a conclusão do acordo.
Ainda que seja comum observar grupos se desfazerem ou membros deixarem as formações após os 7 anos, existem algumas, formadas por idols femininos e masculinos, que acabaram sobrevivendo a tão famosa maldição. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 grupos sobreviventes; confira:
O EXO foi formado pela SM Entertainment e é dividido em duas units: EXO-K, composta atualmente por Suho, Baekhyun, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun, responsáveis por promoverem músicas em coreano; e EXO-M, onde Xiumin, Lay e Chen compõem as atuais vozes das músicas em chinês.
O grupo debutou em 8 de abril de 2012 com o single MAMA e neste ano completaram 12 anos de formação. O comeback mais recente do EXO aconteceu em julho de 2023, com o sétimo full-álbum “EXIST”, que veio acompanhado de um MV para title track “Cream Soda”.
Grupo da BIGHIT MUSIC (antiga Big Hit Entertainment), o BTS teve sua estreia na indústria musical realizada por meio do mini-álbum "2 Cool 4 Skool", e a title song (música de trabalho) "No More Dream", lançados em 13 de junho de 2013, fazendo do septeto formado por Jin, J-Hope, Suga, V, RM, Jimin e Jungkook um grupo de 11 anos de carreira.
Atualmente, com exceção de Jin, dispensado em 12 de junho deste ano, todos os membros do BTS estão cumprindo o alistamento militar obrigatório para homens na Coreia do Sul, sendo previsto que eles se reúnam novamente em 2025. Dessa forma, o lançamento mais recente do conjunto completo acontece em junho de 2022 com "Yet To Come (The Most Beautiful Moment)".
Formado através do programa de sobrevivência “Sixteen” no ano de 2015, o TWICE debutou pela JYP Entertainment trazendo nove integrantes na formação: Naeyeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyeoung e Tzuyu.
Em 20 de outubro, o noneto completará 9 anos de carreira. Enquanto isso, o mais recente comeback do grupo foi realizado em fevereiro de 2024, trazendo aos fãs um novo mini-álbum, “With YOU-th”, que tem como title track a canção “ONE SPARK”.
A PLEDIS Entertainment apresentou o SEVENTEEN também em 2015, mas um pouco antes do TWICE, em 26 de maio, data em que os fãs puderam ouvir pela primeira vez as vozes de S. Coups, The8, Jeonghan, Jun, Joshua, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, Seungkwan, Vernon e Dino em diversas faixas no mini album "17 Carat".
Com nove anos de estrada, o grupo lançou em abril de 2024 o mini-álbum “17 IS RIGHT HERE”, que até então, marca o mais recente comeback da formação. Veja acima o MV de "MAESTRO", title-track do disco!
Da RBW Entertainment, o MAMAMOO foi formado em 18 junho de 2014, trazendo Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa como membros e interpretes do single de debut"Mr. Ambiguous". O grupo completou 10 anos, mas o mais recente retorno às ações promocionais aconteceu em outubro de 2022, com o mini-álbum “MIC ON”, lançado com um MV para a title-track “ILLELLA”.