5 filmes da Disney que são baseados em histórias reais

Veja 5 filmes do selo Disney, disponíveis para streaming, que são baseados em histórias reais e você vai querer saber mais

Cena de "Duelo de Titãs" (2000) - Reprodução/Disney

Além das animações e das adaptações em live-action, a Disney também possui diversos títulos que trazem personagens e eventos inspirados em situações que realmente ocorreram, colocando a magia do estúdio em tramas baseadas em histórias reais.

Isso porque, abrindo o leque de produções do estúdio ao escalonar dos curtas e longas-metragens animados para narrativas estreladas por atores reais a partir da década de 1950, a Disney pôde começar a explorar diferentes histórias no formato gravado por câmeras, trazendo mais que entretenimento: verdadeiras lições de vida!

Com tramas repletas de perdas, conquistas, dores e felicidades, o estúdio pôde apresentar mais sobre a própria história, explorar o mundo dos esportes, bem como mostrar a humanidade em meio à fúria da natureza enquanto aborda situações reais repletas de superação em filmes que pertencem ao gênero biográfico; conheça 5 deles:

1. Duelo de Titãs (2000)

Cena de “Duelo de Titãs”(2000) – Reprodução/Disney

Situado nos anos 1970 na Virgínia, Estados Unidos, “Duelo de Titãs” (2000) acompanha a história de Herman Boone (Denzel Washington), um treinador de futebol afro-americano que assume o time do ensino médio após duas escolas racialmente divididas serem integradas.

Na trama, baseada em eventos reais ocorridos na TC Williams High School, Boone acaba substituindo o técnico Bill (Will Patton), os quais precisam aprender a respeitar suas diferenças para ensinar o time a trabalhar em conjunto, permitindo com que grandes transformações sociais aconteçam por meio do esporte.

2. Desafio no Gelo (2004)

Cena de “Desafio no Gelo” (2004) – Reprodução/Disney

A vitória olímpica triunfante dos Estados Unidos sobre a União Soviética em um jogo de hóquei no ano de 1980 pode ser vista em “Desafio no Gelo” (2004), enquanto segue Herb Brooks (Kurt Russell), o jogador que virou treinador, mudando táticas e criando novos estilos de treinamento para que pudesse fazer o seu time sair vitorioso da competição.

A sinopse diz: “É a história de Herb Brooks, o jogador que virou treinador que começou com um grupo escolhido a dedo de 26 garotos indisciplinados e treinou-os para jogar como nunca jogaram antes, transformando 20 deles em uma equipe que acreditava que poderia alcançar o inatingível.”

3. Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013)

Cena de “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” (2013) – Reprodução/Disney

Se tornando vencedor de 5 prêmios Oscar, “Mary Poppins” é um dos grandes sucessos da Disney! No entanto, o filme só chegou aos cinemas devido à grande insistência de Walt Disney, visto que Pamela Lyndon Travers, a autora da obra que foi publicada originalmente em 1934, em Londres, relutou por anos sobre uma adaptação cinematográfica da história.

Ao todo, duas décadas foram necessárias para convencer a escritora a vender os direitos de reprodução — e grande parte do processo acabou documentado em “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” (2013), onde flashbacks revelam mais detalhes sobre a longa negociação que trouxe um dos clássicos do cinema à vida.

4. Horas Decisivas (2016)

Com direção de Craig Gillespie, “Horas Decisivas” (2016) acompanha um acidente que aconteceu em alto mar na costa de Cape Cod, Massachusetts, EUA, em fevereiro de 1952, quando uma tempestade fez com que um petroleiro de 150 metros de comprimento se partisse ao meio, deixando dezenas de pessoas em risco de morte.

Com a embarcação afundando aos poucos, a tripulação do SS Pendleton fica à mercê da ajuda de uma equipe reunida pelo veterano da Guarda Costeira Bernie Webber (Chris Pine), que enfrentam condições climáticas devastadoras para salvar as vidas em perigo.

5. Rainha de Katwe (2016)

Também em 2016, a Disney trouxe a história de Phiona Mutesi em “Rainha de Katwe”, filme que acompanha a ascensão real da jovem ugandesa das favelas de Kampala para a seleção nacional de Uganda.

“Phiona Mutesi é uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Mutesi foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade”, diz a sinopse.

Cinéfila e jornalista, Izabela Queiroz é formada pela UNINOVE. Gosta de escrever sobre filmes, séries e música e nunca deixa de lado a paixão por tramas repletas de plot twists, além de ser viciada em sitcoms, marvete sempre que pode e crente fiel da Teoria Pixar.