Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 filmes com fadas que todo fã da Disney conhece

Descubra quais são as tramas criadas pela Disney que tem uma ou mais fadas em seu enredo e todo fã do estúdio deve conhecer

por Izabela Queiroz

Publicado em 15/05/2025, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sininho em 'Peter Pan' (1953) - Reprodução/Disney
Sininho em 'Peter Pan' (1953) - Reprodução/Disney

Você acredita em fadas? Na Disney, muitas vezes as fadas são associadas a mensagem principal que surge em diversas produções da empresa: a ideia de que os sonhos podem se tornar realidade! Isso porque, esses seres que existem na cultura popular e na mitologia, trazem a magia necessária para dar aquele empurrãozinho que faltava para que os desejos dos protagonistas se realizem.

Essa conexão entre as fadas e a possibilidade de tornar grandes vontades humanas uma realidade, não é aleatória ou uma criação do estúdio fundado por Walt Disney. Na verdade, esse fato vem da origem da palavra "fada", já que esse é um termo originário do latim "fata", que significa "destino", como apurado pelo portal UOL. 

Ainda assim, as formas que as fadas auxiliam na mudança dos destinos dos personagens da Disney é sempre diversa, como mostram as 5 produções listadas pela RECREIO abaixo; confira:

1. Pinóquio

Fada Azul de 'Pinóquio'
Fada Azul de 'Pinóquio' - Reprodução/Disney

De 1940, "Pinóquio" apresentou a Fada Azul, personagem que surge após Gepeto pedir para a estrela dos desejos que o boneco de madeira que criou se tornasse um menino de verdade. Ela, então, dá vida a Pinóquio, e o guia e protege em sua jornada até que ele finalmente esteja pronto para viver em sua forma humana como Gepeto sonhou.

2. A Bela Adormecida

Fadas Fauna, Flora e Primavera em 'A Bela Adormecida' (1959)
Fadas Fauna, Flora e Primavera em 'A Bela Adormecida' (1959) - Reprodução/Disney

Flora, Fauna e Primavera são as três fadas boas de "A Bela Adormecida" (1959). Na trama, elas agem como protetoras da princesa Aurora, a qual é vítima de uma maldição lançada pela vilã Malévola: cair em um sono profundo quando completar 16 anos e, para despertar novamente, sua única salvação seria um beijo de seu verdadeiro amor.

Quando isso acontece, o príncipe Phillip se esforça para salvar Aurora, o problema é que para isso ele tem que enfrentar Malévola, que nessa batalha assume a forma de um dragão que cospe fogo. É nesse momento que as fadas entram em ação para mudar o destino da princesa, já que usam magia na espada de Phillip para que ele possa deter Malévola e libertar a sua amada.

3. Fantasia

Fada de 'Fantasia' (1940)
Fada de 'Fantasia' (1940) - Reprodução/Disney

Em "Fantasia" (1940) há as "Fadas Gota de Orvalho", as quais tem asas de libélula e foram criadas pelo diretor de animação Les Clark com base nos padrões de vôo dos beija-flores, segundo uma das casa de leilões mais antigas de Nova York, a Swann Galleries, onde há uma celuloide original do filme em leilão destacando uma dessas criaturas mágicas.

4. Peter Pan

Sininho
Sininho em cena de 'Peter Pan' - Reprodução/Disney

Mal-humorada e de temperamento quente, Sininho é a fada apresentada em "Peter Pan" (1953). Na trama, o seu pó de pirilimpimpim é usado sem autorização por Peter Pan para levar Wendy Darling e seus dois irmãos caçulas para a Terra do Nunca voando — algo que desperta tamanho ciúme na pequena fada que ela se aproveita de um ataque do arqui-inimigo do menino que nunca cresce, o Capitão Gancho, para tentar fazer com que a garota e seus irmãos fossem exterminados. Para isso, ela engana os garotos perdidos dizendo que eliminar os irmãos Darling era um desejo de Peter Pan.

Sem sucesso no plano ao ser pega por Peter Pan, ela acaba punida pelo líder dos garotos perdidos e ainda é sequestrada por um dos capangas do Capitão Gancho, o Sr. Smee, o qual a prende para que ela revelasse o esconderijo de Peter. Brincando com os sentimentos de Sininho, o vilão promete que tiraria Wendy do caminho para que a fada tivesse seu final feliz com Peter Pan, fazendo com que ela enfim contasse a localização do garoto e o colocasse em perigo.

No fim, Sininho acaba concertando as coisas ao salvar a vida de Peter Pan, e ainda ouve palavras de carinho do mocinho que a fazem continuar a viver mesmo com os ferimentos causados ao se sacrificar para mudar o destino de quem ela amava.

5. Cinderela

Fada Madrinha
Fada Madrinha de 'Cinderela' (1950) - Reprodução/Disney

Por completar a lista, há a Fada Madrinha de 'Cinderela' (1950). Na trama, a fada ajuda Cinderela a ir ao baile que mudaria para sempre a sua vida. Isso porque, transformando temporariamente vestes sujas em um vestido de gala, ratos em cavalos e abóboras em uma linda carruagem com a sua fada de condão, a Fada Madrinha concedeu o necessário para que Cinderela pudesse adentrar o local em que conheceria o príncipe que viajaria por todo o reino a fim de reencontrá-la e lhe conceder aquilo que ela tanto deseja ter: um final feliz.