Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 curtas-metragens que abriram os filmes da Pixar

Relembre alguns clássicos curtas-metragens da Pixar que foram exibidos antes de grandes animações do renomado estúdio

por Daniela Bazi

Publicado em 15/09/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do curta "Coisas de Pássaros" (2001) - Reprodução/Pixar
Cena do curta "Coisas de Pássaros" (2001) - Reprodução/Pixar

Assim como muitos estúdios de animação, a Pixar iniciou sua trajetória produzindo curtas-metragens, responsáveis por ajudar a empresa a evoluir suas tecnologias e técnicas de animação para que fossem utilizadas em seus primeiros longas-metragens.

Com a chegada de seus filmes de longa duração, o estúdio iniciou uma tradição que se tornou característica da marca: antes de cada longa, seria exibido um curta, para já chamar a atenção do espectador. Com o passar dos anos, essa prática acabou sendo deixada de lado pela produtora, porém, muitos fãs ainda lembram das adoradas produções.

Pensando nisso, a RECREIO trouxe 5 curtas-metragens para você relembrar, que foram exibidos antes de clássicos filmes da Pixar. Confira!

1. Bao (2018)

Cena do curta "Bao" (2018)
Cena do curta "Bao" (2018) / Crédito: Reprodução/Pixar

Exibido antes de “Os Incríveis 2”, lançado em 2018, em “Bao” acompanhamos a história de uma mãe chinesa que fica triste após seu filho sair de casa. Porém, ela ganha uma nova chance de maternidade quando um de seus bolinhos ganha vida, fazendo com que ela volte a ser feliz. A mulher, no entanto, logo vê o bolinho crescendo muito rápido, e precisa aceitar a realidade de que nós não permanecemos pequenos para sempre.


2. Luxo Jr. (1986)

Cena do curta "Luxo Jr." (1986)
Cena do curta "Luxo Jr." (1986) / Crédito: Reprodução/Pixar

“Luxo Jr.” foi o primeiro curta-metragem da Pixar, lançado originalmente no ano de 1986, onde conhecemos a história do abajur que se tornou a marca registrada do estúdio, fazendo parte até mesmo de seu logotipo, e sendo indicado ao Oscar de “Melhor Curta-Metragem Animado”. Em 1999, a memorável produção foi a escolhida para ser exibida antes de “Toy Story 2”.


3. Coisas de Pássaros (2001)

Cena do curta "Coisas de Pássaros" (2001)
Cena do curta "Coisas de Pássaros" (2001) / Crédito: Reprodução/Pixar

Com “Monstros S.A”, a Pixar lançou o curta “Coisas de Pássaros”, onde acompanhamos um bando pousando um por um em um fio de telefone. Porém, as coisas acabam ficando um pouco mais complicada quando um pássaro maior tenta se unir a eles, começando a ser zombado pelas outras aves.


4. La Luna (2012)

Cena do curta "La Luna" (2012)
Cena do curta "La Luna" (2012) / Crédito: Reprodução/Pixar

“La Luna” foi o curta-metragem exibido antes do filme da primeira princesa da Pixar, “Valente”, em 2012. Nele, acompanhamos a história de um menino indo pela primeira vez acompanhar o pai e o avô em seu trabalho: varrer as estrelas que iluminam a Lua.


5. Tin Toy (1988)

Cena do curta "Tin Toy" (1989)
Cena do curta "Tin Toy" (1988) / Crédito: Reprodução/Pixar

O terceiro curta-metragem feito pela Pixar foi “Tin Toy”, lançado no ano de 1988. Sendo o primeiro filme de animação por computador a receber um Oscar, na categoria “Melhor Curta-Metragem Animado” em 1989, a produção acompanha um brinquedo de lata que, inicialmente, tinha medo de brincar com crianças, porém, acaba percebendo que ficar sem ser utilizado não é legal. Nos cinemas, a produção foi exibida antes do primeiro longa-metragem do estúdio, “Toy Story”, de 1995.