Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 coreografias mais perigosas do k-pop

Descubra quais são os passos de dança inclusos em MVs e performances de grupos de k-pop que verdadeiramente poderiam colocar os idols em perigo

por Izabela Queiroz

Publicado em 13/12/2024, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS em vídeo da coreografia de "We Are Bulletproof Pt.2" - Reprodução/YouTube/BANGTANTV
BTS em vídeo da coreografia de "We Are Bulletproof Pt.2" - Reprodução/YouTube/BANGTANTV

Um dos elementos indispensáveis no k-pop é a coreografia. Vista em shows, performances e videoclipes, a dança ajuda a transmitir a mensagem da música, assim como é parte importante para manter a atenção do público — esteja ele em frente as telas ou acompanhando tudo ao vivo.

No pop sul-coreano, é possível encontrar coreografias que misturam vários estilos de dança, como street dance, stiletto, pop, balada, eletrônico, locking, contemporâneo e hip-hop, criando uma combinação de passos complexa, sempre com uma energia contagiante em que há uma regra clara: os movimentos precisam se precisos e bem sincronizados, afinal, eles devem contar a mesma história com o corpo nos palcos.

Assim, para que essas modalidades sejam incorporadas nas coreografias e executadas com perfeição, é necessário muito tempo de ensaio — e em alguns casos, umas habilidades extras de equilíbrio, agilidade e coordenação motora, já que há diversas danças em que os idols se tornam verdadeiros acrobatas ao realizarem giros e cambalhotas no ar, tornando os passos difíceis e perigosos de replicar.

Pensando nesses passos, a RECREIO reuniu uma lista que reúne 5 das mais diversas coreografias perigosas do k-pop; confira:

1. Don't Tease Me — SPEED

A boyband SPEED já não existe mais, afinal, criada em 2012, a formação se dissolveu em 2015. Ainda assim, um dos legados deixados por eles foi uma das danças mais difíceis do pop sul-coreano com o lançamento de "Don't Tease Me", single promocional de "SPEED Circus".

Ao longo da coreografia há diversos saltos, mas o mais arriscado dentre eles acontece quando um dos membros se joga no ar e é apanhado por outros com os braços e as pernas esticados formando uma rede enquanto outro integrante pula por cima deles girando o corpo em um salto mortal.


2. Jungle Game — SF9

Com uma sequência sem pausas de giros, saltos, piruetas e cambalhotas no ar sobre membros, e elevação de integrantes, a coreografia de "Jungle Game", do SF9, poderia abrir margem para machucados e quedas, mas, nos palcos, isso nunca parece nem perto de acontecer. A faixa faz parte do disco "2017 Special Event "Fanfare" (Live)".


3. I Like You — GOT7

A coregrafia de "I Like You", inclusa no álbum "Got It?", do GOT7, parece calma no início, mas com a chegada do dance break, tudo se transforma! Isso porque, enquanto Jay B fica de cabeça para baixo apoiado só sobre as mãos, Jackson serve de base atrás dele para que Mark o use de escada e passe por meio das pernas de JayB enquanto roda no ar.


4. Chewing Gum — NCT DREAM

Marcando o debut da terceira unit do NCT, o NCT DREAM, o single "Chewing Gum" foi lançado em 25 de agosto de 2016. Em uma performance especial, é possível ver Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Chenle, Jaemin e Jisung usando hoverboards, o que já torna a coreografia complicada, afinal, manter o controle do corpo sobre o equipamento é uma tarefa difícil, visto que a qualquer desequilíbrio o hoverboard pode aumentar a velocidade e levar os membros a caírem no chão.

Ainda assim, o septeto não teme o perigo, e em cima do equipamento elevam um dos integrantes, enquanto o outro, passa por baixo dele deslizando sobre o hoverboard.


5. We Are Bulletproof Pt.2 — BTS

Do álbum de estreia do BTS, "2 Cool 4 Skool", lançado em 2013, surgiu "We Are Bulletproof Pt.2", um dos singles promocionais de debut. Na coreografia, J-Hope cai para trás com os joelhos dobrados e em seguida Jimin dá uma pirueta por cima do corpo da voz de "Arson".