Além de aespa, NCT e RIIZE, confira quais outros artistas já debutaram pela SM Entertainment, uma das agências mais influentes da Coreia do Sul
Sendo a casa de muitos sucessos na indústria do K-Pop, a SM Entertainment é uma das agências mais influentes na Coreia. Fundada em 1989, a empresa faz parte do chamado 'Big 3', as três principais empresas de entretenimento do país, juntamente com a JYP Entertainment e a YG Entertainment. Entre os artistas que se destacam desde o debut, podemos encontrar nomes como Girls' Generation, NCT, aespa e RIIZE.
Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com alguns artistas e grupos de grande nome da indústria que estrearam pela SM Entertainment.
Sendo um dos ícones da segunda e terceira geração do K-Pop, Taemin estreou pelo SHINee em 2008, e logo conquistou destaque com sua dança, o elevando a novos patamares assim que debutou seu primeiro álbum solo, "Ace", em 2014. Além disso, o astro também faze parte do SuperM, subgrupo da SM composto por sete membros de outros grupos da empresa.
Após 15 anos na SM Entertainment, o artista anunciou sua saída da agência em março de 2024, mas garantiu sua permanência no SHINee. Logo em abril do mesmo ano, ele assinou com a BPM Entertainment, que agora gerencia suas atividades solo.
Iniciando sua carreira em 2007, Jessica Jung fez parte do icônico girlgroup da SM ENtertainment, Girls' Generation, após passar sete anos sendo trainee. Depois de conquistar um sucesso gigantesco com o grupo, alguns conflitos de agenda, que era compartilhada com sua marca 'Blanc & Eclare', foram o motivo da sua saída do grupo e, consequentemente, da empresa.
Em 2016, Jessica se lançou na carreira solo sob a Coridel Entertainment, estreando com a faixa "Fly", que consolidou seu talento individual. Desde então, ela diversificou sua trajetória atuando em filmes, participando de programas de variedades e expandindo sua marca de moda.
Sulli começou sua carreira no entretenimento ainda criança, atuando em um k-drama em 2005, e, quatro anos depois, estreou como idol pelo girlgroup f(x) na SM Entertainment. Ganhando grande destaque por ser um dos grupos mais carismáticos da geração, a cantora logo conquistou o coração dos fãs por sua versatilidade.
Em agosto de 2015, Sulli anunciou sua saída do f(x) para focar em sua carreira de atriz. Após renovar seu contrato com a SM Entertainment em 2017, a artista se lançou como solista dois anos depois com o single 'Goblin'. Em agosto do mesmo ano, infelizmente, Sulli foi encontrada morta em sua residência, sendo uma das perdas mais marcantes do K-Pop.
Como um dos grupos mais emblemáticos da terceira geração do K-Pop, o boygroup EXO estreou em abril de 2012 pela SM Entertainment, rapidamente se destacando pelas coreografias e vocais marcantes, além dos conceitos inovadores se tornando um fenômeno na Coreia do Sul.
Ao longo dos anos, o EXO passou por algumas mudanças significativas na sua formação, com a saída de Kris, Luhan e Tao, além de Lay que anunciou sua saída da SM Entertainment. Atualmente os membros do grupo são: Suho, Xiumin, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O, Kai e Sehun.
O Super Junior, também conhecido com o SuJu, é um dos grupos mais duradouros do K-Pop, tendo seu debut oficial no dia 06 de novembro de 2005 com o single "Twins (Knock Out)". O grupo foi um dos pioneiros na expansão do K-Pop para mercados internacionais, sendo um dos principais conjuntos a alcançar sucesso global.
Atualmente composto por Leeteuk, Heechul, Tesung, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Siwon, Donghae, Ryeowook e Kyuhyun, o Super Junior continua ativo e relevante na indústria.
Leia também: Internautas relembram comentários da HYBE sobre novo girlgroup da SM em documento malicioso