Cantarolar, aprender e se divertir eram ações garantidas com essas animações exibidas na TV Cultura no final dos anos 90 e início dos anos 2000
Publicado em 24/12/2023, às 10h00 - Atualizado em 24/07/2024, às 11h27
Além de trazer diversão e entretenimento para o dia a dia das crianças, os desenhos animados transmitidos pela TV Cultura vinham normalmente acompanhados de músicas viciantes, frases de efeito geniais e ensinamentos valiosos para os pequenos que acompanhavam a programação da emissora.
Pensando nisso, a RECREIO selecionou na lista abaixo 5 animações que com certeza trarão boas lembranças e muita nostalgia — ainda mais se você tiver crescido entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Confira!
Se você não ler o título dessa animação cantarolando, há algo de errado com a sua memória! ‘Os Sete Monstrinhos’ acompanhava sete seres monstruosos, cada um com uma personalidade única e divertida. Sempre aos cuidados de sua mãe — uma senhora baixinha que usava um lenço vermelho na cabeça, eles haviam que superar (juntos) os mais diferentes desafios cotidianos.
Apesar do nome, ‘O Pequeno Urso’ acompanha não só as aventuras cheias de imaginação de um fofo urso pardo, mas também, a de seus amigos: a Coruja, a Galinha, o Gato e a Emily, uma garota humana que sempre estava presente para brincadeiras na floresta.
"Eu tenho só quatro anos todo o dia crescendo e xeretando sou Caillou...". Era assim que começavam todos os episódios da animação que acompanhava os dias de Caillou, um jovem garotinho que, com a ajuda de seus pais e amigos, descobria novas coisas e aprendia lições sobre a vida e tudo que o cercava.
Já pensou em usar a matemática para derrotar vilões? Em Cyberchase é possível! A fim de evitar que o mundo seja dominado por um ciborgue do mal chamado Hacker, três crianças e um pássaro chamado Dígito, entram no Cyberespaço e contam com a ajuda da Placa Mãe para impedir seus avanços por meio de cálculos matemáticos.
"Se tenho um problema e não sei o que fazer, eu penso, penso e penso até eu resolver." Com seu cabelo rosa e uma caixa de papelão de dar inveja, Pinky usa histórias divertidas e a imaginação para ajudar seu irmão Tyler a achar soluções para todos os tipos de problemas.