Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Ciência

O que existe dentro de uma célula?

A célula é a menor unidade que forma um indivíduo — ela está presente em todos os seres vivos

Letícia Yazbek Publicado em 25/05/2020, às 17h58 - Atualizado às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Os seres vivos são formados por uma ou diversas células. As bactérias e alguns tipos de fungos e algas são compostos por apenas uma — esses seres são chamados de unicelulares. Já as plantas e os animais são formados por mais de uma célula — eles são seres pluricelulares. As células podem ser de diferentes tipos: maiores, menores, redondas ou alongadas. Nosso corpo é formado por mais de 100 trilhões de células. Elas formam os tecidos, que compõem os órgãos.

As células são tão pequenas que não conseguimos enxergá-las sem uso de lentes de aumento especiais. Usando um microscópio, é possível identificar as principais estruturas de uma célula.

Função protetora

A membrana plasmática é uma película que fica em torno da célula, selecionando as substâncias que entram e saem dela. Ela é formada por gorduras e proteínas. As células vegetais e de algumas bactérias também têm uma parede celular de proteção, que deixa a célula mais rígida. As células animais são protegidas por outras células, como os glóbulos brancos, que protegem de organismos invasores.

Cheio de água

O citoplasma é a região gelatinosa da célula, rica em água e sais minerais. Estruturas especiais, chamadas de organelas, ficam mergulhadas no citoplasma e desempenham funções importantes para manter a célula viva.

Centro da célula

O núcleo é uma estrutura arredondada localizada no centro da célula. Ele é revestido por uma membrana dupla e formado por água e proteínas. O núcleo administra a célula, controlando atividades como o crescimento e a reprodução celular. Dentro do núcleo há o nucléolo, onde fica o DNA, material genético da célula, responsável pelas características dos seres vivos.

Canais de transporte

O retículo endoplasmático é um sistema de membranas que se estende por grande parte da célula. Ele é responsável por produzir os carboidratos e proteínas necessários para a célula. Essa organela também transporta e armazena as substâncias.

Depósito de substâncias

A função do complexo de Golgi é transformar e armazenar as proteínas vindas do retículo endoplasmático. Essa organela trabalha com a secreção de substâncias que atuam fora da célula, em diferentes partes do organismo.

Produção de energia

A mitocôndria é uma organela formada por duas membranas de proteínas. Ela é responsável pela respiração celular, processo em que moléculas de alimento reagem com oxigênio, transformando-se em gás carbônico e água, liberando energia para as atividades da célula.

Grãos pequenos

A maioria dos ribossomos fica localizada na superfície externa do retículo endoplasmático, mas alguns deles ficam livres no citoplasma. Os ribossomos são pequenos grânulos que atuam na síntese de proteínas.

Reciclagem das células

Lisossomos são estruturas que sintetizam e digerem substâncias no interior da célula. Eles também são responsáveis pela renovação celular, reciclando outras organelas que estão envelhecidas.

Processo de digestão

Os vacúolos estão presentes nas células vegetais e em algumas células animais. Eles armazenam substâncias e auxiliam na digestão no interior da célula.

Divisão celular

Os centríolos têm formato cilíndrico e são formados por nove microtúbulos. Eles atuam no processo de divisão celular (quando uma célula se divide em duas ou quatro) e são responsáveis pelos cílios e flagelos, que trabalham no transporte de substâncias.

Há também organelas que são encontradas apenas nas células de plantas, como os cloroplastos, estruturas relacionadas com a fotossíntese e com a coloração das plantas.

Consultoria: Carlos A. Navas (professor do Departamento de Fisiologia da USP).