Colin Creevey, personagem de Harry Potter, segurando uma máquina fotográfica - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Máquinas fotográficas

Tudo o que você precisa saber sobre as máquinas fotográficas

A máquina fotográfica (hoje rara) ainda é usada por profissionais; descubra tudo o que é necessário saber sobre o equipamento!

Redação Publicado em 09/11/2024, às 08h00

Antes da fotografia, quem quisesse ter seu retrato tinha de pedir a um pintor. Claro que o trabalho demorava um tempão e custava caro.

Com a invenção da câmera fotográfica, que vem perdendo espaço para o celular, isso mudou. E mudou também a maneira de as pessoas verem o mundo.

Afinal, além de fazer retratos da família, dos amigos e até do cachorro, com a nova invenção era possível registrar grandes acontecimentos e mostrar para todo mundo imagens de locais e povos de vários cantos do planeta.

Veja a história e as descobertas que deram origem à câmera fotográfica e permitiram que a gente saia clicando o que quiser. 

AS PIONEIRAS DA HISTÓRIA

ELA DE PERTO

Câmera - Pixabay

 

LENTES

Projetam a imagem com exatidão sobre o filme. Existem lentes especiais para conseguir efeitos diferentes nas fotos.

VISOR

Por onde se olha para ver o que vai ser fotografado.

FLASH

Uma luz forte que ilumina o ambiente quando não há sol.

FILME

Praticamente extinto, é um rolo de fita de material especial, coberto por produtos químicos sensíveis à luz. É nele que a imagem é impressa. Ao atingir a cobertura sensível, a luz modifica os produtos químicos de forma que, na revelação, as partes que receberam mais luz ficam escuras, e as que receberam pouca luz ficam claras, formando uma imagem em negativo. Quando o conteúdo do negativo é passado para o papel fotográfico, a imagem fica positiva, isto é, igual a que enxergamos.

POR DENTRO DA MÁQUINA

DIAFRAGMA

É uma espécie de janela da lente. Pode ficar mais ou menos aberta, controlando a quantidade de luz que atinge o filme. Em lugares pouco iluminados, o diafragma se abre mais, permitindo que mais luz entre na câmera. Onde há muita luminosidade, a abertura é menor, para que passe menos luz e a foto não saia manchada.

OBTURADOR

É um tipo de cortina que fica fechada dentro da máquina e impede que a luz entre. Quando você aperta o botão disparador, essa cortina se abre e fecha rapidamente, para que a luz passe pela lente, entre na câmera e forme a imagem sobre o filme.

Leia também: Além de Seulgi: 5 idols de k-pop que também são fotógrafos

luz câmera Fotos William Talbot Nicephore Niépce máquinas fotográficas Louis Daguerre

Leia também

Perigosos e famosos: Conheça piratas que existiram de verdade


Tudo o que você precisa saber sobre os Samurais


Afinal, quais foram as primeiras animações do mundo?


Como surgiu o feriado de Finados?


Como surgiu o Dia das Crianças?


Afinal, o que é o Chuseok?