Eles não são apenas figuras fictícias do cinema — os piratas também existiram na vida real. Conheça alguns!
Sendo figuras recorrentes em filmes e séries, os piratas não são apenas personagens da ficção — eles também existiram na vida real. Se você não sabia dessa informação, conheça alguns famosos piratas que existiram de verdade!
O escocês Capitão Kidd foi contratado para combater piratas inimigos dos ingleses, mas acabou se juntando aos ladrões. Depois de atacar vários navios, ele foi preso. Recentemente pesquisadores acharam em Madagascar, na África, restos de um navio que pode ter sido comandado por Kidd.
O inglês Francis Drake não era um pirata qualquer. Ele era um corsário, com ordens para roubar tesouros de navios inimigos da Inglaterra. Em 1577, ele partiu para uma volta ao mundo, atacando embarcações e cidades inimigas. Ao retornar, em 1580, foi recebido como herói pela rainha Elizabeth I.
Os homens eram maioria, mas também havia mulheres piratas, como a irlandesa Anne Bonny e a inglesa Mary Read. Apaixonadas pelo pirata Calico Jack, elas viviam no navio dele e eram tão corajosas quanto os rapazes. Em 1720, foram para a cadeia, com todo o bando.
Barba Negra foi um dos piratas mais famosos. Ele se esforçava para manter a fama de mau, e assim as pessoas ficavam tão apavoradas quando o encontravam que se rendiam facilmente. Na hora de atacar, o pirata colocava pedaços de corda em chamas no meio de sua imensa barba e ficava assustador! Em 1718, ele foi atacado perto dos Estados Unidos. Na mesma região, foram achados canhões que podem ter sido de um de seus navios.
A história dos piratas é tão antiga quanto a própria navegação. Eles existem desde o momento em que o homem passou a transportar bens e mercadorias usando rios e mares, atacando os barcos e roubando os carregamentos. Os registros mais antigos contam que, por volta do século 5 antes de Cristo, no Golfo Pérsico (região do Oriente Médio), ladrões já investiam contra barcos de comerciantes.
Apesar de existir há muito tempo, a pirataria ganhou força entre os séculos 16 e 18, quando houve um aumento importante do transporte de riquezas pelo mar. Países europeus, como Portugal e Espanha, encararam os oceanos, explorando novas terras e buscando recursos naturais e minerais. Assim, também cresceu o número de piratas — de nacionalidade francesa, inglesa e holandesa, eles atuavam principalmente nas ilhas do Caribe e no Oceano Atlântico.
Leia a matéria completa: Piratas: Conheça a verdadeira história por trás dos reis dos mares