Muitos personagens entraram para a história ao inventar produtos que carregam seus nomes
Redação Publicado em 01/10/2020, às 18h51 - Atualizado às 18h55
Bic, Colgate e Gillete. O que esses produtos podem ter em comum, além do fato de serem consagrados nas prateleiras dos mercados? A origem das marcas: elas são os sobrenomes de pessoas que, em diferentes épocas, tiveram sacadas brilhantes e inventaram utensílios que entraram para a História.
1. Gillete
King Camp Gillette, por exemplo, era um vendedor de rolhas americano. Em 1895, percebeu que ganharia mais dinheiro se vendesse algo descartável – assim, o comprador voltaria para consumir mais. Ele só não sabia o quê.
A ideia surgiu enquanto fazia a barba e percebeu que apenas a parte cortante da navalha era necessária para a atividade. Gillete criou, em 1901, a Gillete Safety Company – graças ao seu invento “gilete” e lâmina de barbear se tornaram sinônimos.
2. Colgate
O frabricante de sabonetes inglês William Colgate, morando então nos EUA, também teve uma bela ideia. Resolveu, em 1896, vender creme dental em tubos flexíveis e aposentar os antigos potes metálicos usados então. Seu produto foi um sucesso imediato.
3. Bic
Foi pensando em comercializar um produto barato que Marcel Bich, um italiano nacionalizado francês, fez sua fortuna – e deixou seu sobrenome, sem o “h”, eternizado. Em 1949, ele comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas, invento de um argentino, José Ladislau Biro. Elas não eram lá tão práticas: vazavam muito e manchavam os dedos e o papel. Apesar disso, Marcel percebeu seu potencial. Assim, comprou a patente do produto.
++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.
Como as pirâmides do Egito foram criadas?
Os samurais realmente existiram?
6 profissões que não existem mais
Por que hoje é comemorado o Dia do Trabalhador?
Como surgiu o Dia do Trabalhador?
Direto da África: Saiba mais sobre a importância da influência cultural africana no Brasil