Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais e é repleto de significados. Descubra!
Letícia Yazbek Publicado em 25/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 13h08
Basta ouvir o latido de outros cães, passar um tempo sozinho ou escutar um barulho diferente que os cães começam a uivar. Assim como o latido, o uivo é uma forma de comunicação e pode ter diferentes significados.
O uivo foi herdado do lobo-cinzento, que, vivendo na natureza, precisava desse recurso para sobreviver. Os membros de uma alcateia uivam para alertar uns aos outros sobre possíveis perigos e se localizar após uma caça quando não há contato visual, por exemplo. Um lobo também pode uivar para defender seu território e afastar lobos de outras alcateias.
Parte do uivo dos cachorros é puro instinto, mas também há outros fatores. Como os cães domésticos têm necessidades diferentes, adaptaram o recurso para sua realidade.
Eles costumam uivar para chamar a atenção e se comunicar com os donos. Isso pode acontecer quando ficam muito tempo sozinhos e tentam trazer de volta seus companheiros, ou quando estão com fome ou sede e precisam avisar que estão sem água ou comida disponíveis.
Um cão também pode uivar ao escutar um barulho alto e desconhecido, como o som de uma sirene - assim, ele alerta o dono sob uma possível ameaça de perigo. No caso de um macho não castrado, o uivo pode ser ainda uma forma de chamar a atenção de uma fêmea no cio.
Se o seu cão está uivando constantemente, é necessário tentar entender o que ele está querendo comunicar. Apostar em brinquedos interativos, que podem distrair o cão na ausência do dono, e sempre deixar comida e água disponíveis são medidas que costumam ajudar. Você também pode levá-lo para passear com maior frequência, fazer o adestramento e acostumá-lo a barulhos altos, associando-os a momentos de alimentação e diversão.
Na maioria dos casos, o uivo não significa que seu pet está sofrendo ou com dor. Muitas vezes, ele pode fazer isso apenas para aliviar o tédio e a solidão ou extravasar sua frustração. No entanto, se os uivos forem constantes e vieram acompanhados de outros sinais clínicos, o melhor é fazer uma visita ao veterinário.
+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2
Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY
Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY
Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv
Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM
Amigos de 4 patas: descubra cachorros prontos para adoção em São Paulo
As raças de 5 cachorros das animações
Quais são os pets dos membros do BTS?
Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?
Dicas para cuidar de seus pets no verão
Porque os gatos gostam tanto de caixas?