Veterinárias dão dicas para você escolher o gatinho que mais combina com a sua personalidade
Redação EdiCase Publicado em 28/11/2022, às 16h30 - Atualizado em 04/12/2022, às 09h00
Adotar um gato é sinônimo de muita companhia dentro de casa. Os felinos são animais de estimação adoráveis e que trazem muita alegria. Existem diversas raças e, cada uma delas, possui características específicas. Com isso, você pode escolher um gatinho que combina mais com a sua personalidade.
Portanto, se você pretende adotar um gato de raça, é importante saber qual se adequa melhor à sua maneira de viver, atendendo às suas necessidades e as do bichinho. Por isso, a seguir, as veterinárias Mabel Miranda Vaz e Renata Costa Biot respondem algumas dúvidas. Confira!
O temperamento e os cuidados necessários.
Para quem tem mais tempo disponível, as melhores opções são as raças mais carentes e menos independentes, como o siamês e o persa. Para quem não tem muito tempo, é indicado gatos de pelo curto, que não necessitam de escovações diárias dos pelos.
Gatos não são propícios a atividades ao ar livre. Embora curiosos, são assustados, dificultando a sequência de uma atividade. Mas, o maine coon é o que melhor se adapta às atividades externas devido a sua energia, e o norueguês possui caráter esportivo. E, para quem não gosta, todos os gatos são indicados!
O sphynx não tem pelo, apenas uma penugem. Embora a alergia se dê por uma proteína que se encontra na saliva do gato, e no ato de lambedura, esta fica aderida ao pelo.
Difícil esta pergunta, não conheço uma raça que não seja carinhosa. Cada um da sua maneira, os gatos tendem a ser muito afetuosos. Aqueles sem raça definida não ficam atrás, são carinhosos, companheiros e atenciosos.
Persa, exótico e sagrado da birmânia são as raças que melhor se adaptam às crianças, pois são mais tranquilos e pacientes. Embora muitas outras raças gostem, basta ensinar a criança como é feita a troca de carinho e respeito com o animalzinho.
Todos os gatos, independente da raça, exigem cuidados básicos, carinho e atenção. Mas, de uma forma geral, os sem raça definida (S.R.D) costumam ser mais independentes e mais fortes geneticamente falando.
Maine coon, norueguês, ashera e savannah. São gatos mais enérgicos, ágeis, curiosos e brincalhões. O maine coon, por exemplo, é um eterno filhote, “uma criança grande”, uma corrida pelo apartamento é capaz de colocar tudo abaixo!
As raças de 5 cachorros das animações
Quais são os pets dos membros do BTS?
Emergência veterinária: o que fazer se meu pet comer chocolate?
Dicas para cuidar de seus pets no verão
Porque os gatos gostam tanto de caixas?
Bidu, da Turma da Mônica, presta homenagem a Estopinha, primeira pet influencer do Brasil