De acordo com a Constituição, cada cidadão tem direito e deveres que deve seguir para que todos possamos viver em harmonia
Redação Publicado em 12/02/2020, às 13h00 - Atualizado em 02/10/2022, às 11h00
Cada um de nós é um cidadão. Vivemos cercados por outras pessoas e fazemos parte de um grupo que têm direitos e deveres. Todos os dias, nos relacionamos com nossos amigos, pais, familiares, vizinhos e professores. Para que indivíduos tão diferentes convivam bem, é preciso seguir algumas regras. Algumas delas nós aprendemos em casa, outras na escola e no dia a dia com os amigos. Outras são estabelecidas pelas leis das cidades, estados e países.
No Brasil, o principal conjunto de leis é a Constituição, que estabelece os direitos e deveres de todos os cidadãos brasileiros. De acordo com ela, todas as pessoas têm direito à liberdade, segurança, bem-estar, igualdade e justiça.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é um conjunto de leis elaborado especialmente para garantir os direitos dos mais jovens. Ele determina que toda criança tem direito à vida, alimentação, educação, saúde, convivência em família e ao lazer. Tudo para crescer de forma saudável. Não importa a religião ou grupo social: todos possuem direitos. Isso faz parte do que se chama de cidadania.
Além de direitos, cada cidadão também tem deveres. Um bom cidadão se preocupa com o bem-estar das outras pessoas e com a harmonia do ambiente onde vive. Afinal, para você ser respeitado, precisa respeitar os outros também. Cada um faz a sua parte para garantir o melhor pra todos!
Dá para exercer a cidadania todos os dias com atitudes bem simples. Quando você respeita as regras de trânsito, ajuda alguém que está com dificuldades e não joga lixo nas ruas, por exemplo, está agindo de acordo com seus deveres de cidadão.
A palavra cidadania vem do termo em latim civitas, que quer dizer cidade. Os romanos da Antiguidade usavam essa palavra com outro significado: ela se referia aos direitos de uma pessoa. Mas é importante lembrar que a sociedade de Roma naquela época era dividida entre homens livres e escravos, e só as pessoas livres eram consideradas cidadãs.
A ideia mais parecida com a da cidadania que conhecemos hoje veio dos gregos. Na Grécia antiga, quando surgia um problema, as pessoas se reuniam e tentavam chegar a um acordo sobre o que devia ser feito para melhorar a cidade.
Revolução da dialética no ensino: realidade ou utopia?
Dia da Consciência Negra: Saiba por que essa data é tão importante
Qual é a diferença entre Monarquia e República?
Mistérios do céu: Veja como povos antigos explicavam fenômenos da natureza
Saiba quem são os dinossauros recordistas do passado
Mistério: 5 tesouros antigos que desapareceram no mar