Imagem ilustrativa de um calendário - Pixabay
Fevereiro

29 de fevereiro: O que é ano bissexto?

Em 2024, fevereiro tem um dia a mais em relação ao ano normal; entenda por qual motivo isso acontece!

Letícia Yazbek Publicado em 29/02/2024, às 10h06 - Atualizado às 10h11

O ano bissexto é o ano que tem 366 dias, um dia a mais do que o ano normal. Esse dia extra ocorre a cada quatro anos, quando é adicionado no calendário o dia 29 de fevereiro.

Isso acontece porque nosso planeta não demora 365 dias exatos para dar uma volta em torno do Sol, mas 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos. Esse tempo é arredonado para 6 horas e adicionado a cada quatro anos, totalizando o tempo de um dia, 24 horas.

A adoção do ano bissexto foi sugerida pelo cientista grego Ptolomeu em 238 a.C., em Alexandria, no Egito, mas só se tornou realidade por volta de 45 a.C., quando o imperador romano Júlio César pediu que o astrônomo Sosígenes criasse um calendário que fosse mais adaptado à realidade de rotação da Terra.

Sosígenes propôs um calendário muito parecido com o utilizado pelos egípcios, com 365 dias e um dia a mais a cada quatro anos. Esse novo calendário foi chamado de juliano, em homenagem ao imperador. Os romanos decidiram colocar esse dia extra em fevereiro, que era o último mês do ano.

O termo bissexto vem do latim ante diem bis sextum Kalendas Martias, que significa o sexto dia antes das Calendas de Março - por isso, o dia extra caía em 24 de fevereiro. 

No século 16, o papa Gregório 13, decidiu aperfeiçoar o calendário, que continha alguns erros. O novo calendário, chamado de gregoriano, estipulava o dia 29 de fevereiro como o dia extra.

Terra planeta Escola Itália História sol Egito Roma Grécia ano tempo Júlio César dia rotação cientista Ptolomeu ano bissexto as calendário Gregório 13 minutos

Leia também

Revolução da dialética no ensino: realidade ou utopia?


Dia da Consciência Negra: Saiba por que essa data é tão importante


Qual é a diferença entre Monarquia e República?


Mistérios do céu: Veja como povos antigos explicavam fenômenos da natureza


Saiba quem são os dinossauros recordistas do passado


Mistério: 5 tesouros antigos que desapareceram no mar