Robert Downey Jr, o intérprete do Homem de Ferro no MCU - Reprodução/Marvel
Homem de Ferro

Sessão da Tarde: 5 curiosidades sobre 'Homem de Ferro'

Descubra alguns fatos curiosos sobre o filme que abriu o MCU e será exibido na Sessão da Tarde de hoje, 09: 'Homem de Ferro'!

Izabela Queiroz Publicado em 09/10/2024, às 11h43

Nesta quarta-feira, 09, 'Homem de Ferro' será exibido na Sessão da Tarde, onde será possível acompanhar a história de Tony Stark (Robert Downey Jr.), um inventor brilhante — e muito rico — que é sequestrado por terroristas com um objetivo: fazer com que ele construa uma arma poderosa com alta capacidade de destruição. Ao invés disso, Stark monta uma armadura blindada de alta tecnologia, usada por ele para deixar o local e, futuramente, para combater o crime.

Relembre o trailer:

A trama foi lançada em 2008, abrindo o Multiverso Cinematográfico Marvel (MCU), de onde saíram mais de 30 filmes cujas histórias se conectam. Pensando na importância do filme, a RECREIO reuniu uma lista com 5 curiosidades sobre os bastidores da produção para descobrir antes de acompanhar a exibição às 15h25 (Horário de Brasília) na TV Globo.

1. Planejado por muito tempo

Conforme repercutido pelo portal Legião dos Heróis, foram necessários anos de planejamento até que a trama saísse do papel. Acontece que a produção tem os primeiros registros desde 1990!

Na época, estúdios como Universal, New Line e Fox foram cotados para guiar o projeto, mas nenhum realmente seguiu com a produção, já que a Marvel voltou a deter os direitos da trama em 2004, decidindo produzir o longa-metragem por conta própria.

2. Outro diretor?

O planejamento de anos ganhou forma quando o diretor escolhido para dirigir a trama, Jon Favreau, que também interpreta Happy Hogan, o motorista/guarda-costas de Tony Stark, foi escolhido. Ainda assim, antes dele, que assumiu o barco em 2006, foram cogitados outros cineastas para comandar a história, como Quentin Tarantino (Pulp Fiction), que, segundo a Rede Globo, foi abordado em 1999 não só para dirigir, mas também para escrever a história.

Depois dele, em 2001, Joss Whedon (Buffy, a Caça-Vampiros), um grande fã de histórias em quadrinhos, estava em negociação para o comando da produção, seguido por Nick Cassavetes (Diário de uma Paixão), em 2004.

3. Escalação arriscada

Além de Robert Downey Jr., outros atores foram cotados para o papel, como Nicolas Cage (Longlegs) e Tom Cruise (Top Gun: Maverick). Quando Robert foi escalado, muitas dúvidas rodaram na mídia sobre ele ser a escolha certa para o papel, visto que o astro, que já tinha um Oscar por "Chaplin" em 1993, lidava com o vício em drogas e sucessivas prisões, fazendo com que sua carreira no cinema fosse um tanto quanto incerta.

No entanto, Downey Jr. deu uma guinada após o papel, se tornando o ator mais bem pago do MCU e retornando para grandes projetos em Hollywood, já que, após a trama de 2008, ele estrelou filmes como "Sherlock Holmes" e "Oppenheimer", por exemplo.

4. Muito Improviso

Já pensou as filmagens de uma trama serem iniciadas sem o script completamente pronto? Foi isso que aconteceu em "Homem de Ferro"! Devido à falta do roteiro finalizado, os atores improvisaram diversos diálogos, o que de certa forma trouxe mais fluidez e dinamismo às cenas.

5. Adaptação

Jarvis, a inteligência artificial que toma conta das armaduras e dos estabelecimentos de Tony Stark, é bem diferente nas HQs. Isso porque, nos quadrinhos, Jarvis é o nome do mordomo de Stark, enquanto na adaptação cinematografia esse fato foi alterado para evitar comparações com Alfred Pennyworth, o mordomo do Batman.

Outra curiosidade é que Paul Bettany, que é mais conhecido no MCU por dar vida ao Visão, o interesse amoroso da Feiticeira Escarlate, foi quem deu voz a Jarvis. Ele levou apenas duas horas para dublar todas as falas de Jarvis no filme.

quadrinhos filmes Homem de Ferro HQs Marvel MCU

Leia também

Em imagens: Veja como é a exposição 'Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos'


Disney: Insiders apontam possível live-action inspirado no Príncipe Encantado


Apresentador compartilha gravação de carta de Liam Payne para sua versão de 10 anos


Cheryl Cole, ex de Liam Payne, se pronuncia após falecimento do cantor


Simon Cowell, criador do One Direction, publica carta à Liam Payne: 'Devastado'


Parque da Universal Orlando anuncia data de abertura para áreas de Harry Potter e Nintendo