Lisa no clipe de 'ROCKSTAR' - Reprodução/YouTube/LLOUD Official
Lisa

“ROCKSTAR", de Lisa, traz trecho de música de outro artista; descubra qual!

Descubra qual é a música que foi sampleada no primeiro comeback solo de Lisa, do BLACKPINK, lançado na última semana

Redação Publicado em 01/07/2024, às 12h10

Em 2023, muitos fãs do BLACKPINK ficaram apreensivos em relação à renovação de contrato do grupo. Após meses de espera e muita discussão entre as integrantes e a YG Entertainment, foi decidido que Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa permaneceriam na empresa apenas para as atividades em grupo, e seguiriam caminhos diferentes para suas carreiras solo.

Dessa forma, Jisoo, Jennie e Lisa anunciaram que decidiram abrir suas próprias empresas para o gerenciamento de suas atividades como solistas, fundando a BLISSOO, ODD ATELIER e LLOUD, respectivamente. Já Rosé anunciou em junho de 2024 que assinou um contrato de gerência com a THEBLACKLABEL, subsidiária da YG fundada por Teddy Park, produtor do BLACKPINK desde o debut.

Na última semana, Lisa deu início a sua carreira solo sob o selo de sua própria agência ao lançar o single “ROCKSTAR”, seu primeiro comeback desde o seu debut como solista em 2021 com o single-álbum “LALISA”. Confira o clipe!

Co-produzida pelo renomado produtor e integrante do OneRepublic, Ryan Tedder, em “ROCKSTAR” a maknae do BLACKPINK fez questão de apresentar sua essência. Além de contar com rap e coreografias marcantes, o clipe da faixa também tem cenas gravadas nas ruas da Tailândia, seu país natal. Porém, algo que acabou chamando a atenção de alguns fãs é que a música parece conter o trecho de uma outra faixa famosa.

Sampleando Tame Impala

Conforme apontado pela revista NME, “ROCKSTAR” conta com o sample da canção 'New Person, Same Old Mistakes', de Tame Impala, lançada em 2020. Confira!

Vale lembrar que um sample vem da palavra em inglês que, em livre tradução, significa “amostra”. Ou seja, conforme explica a Sociedade Artística Brasileira, o SABRA, samples nada mais são do que trechos específicos de alguma música que acabam sendo reutilizados em uma nova gravação, podendo ser de forma direta, remixada ou cortada, sendo uma técnica extremamente comum na indústria musical internacional.

O SABRA também destaca que nem todo sample é plágio. Para poder samplear a música de alguém, é necessário seguir as regras que protegem os direitos do autor da música original. Por exemplo, se a gravação que você deseja samplear não está em domínio público, é necessário pedir uma autorização para o dono dos direitos autorais da faixa, para que você possa utilizá-la, como explicado pelo portal Jusbrasil.

Por outro lado, caso a pessoa utilize o sample de uma faixa que não está em domínio público, e também não pediu autorização para o dono dos direitos autorais, a prática pode ser configurada como plágio, sendo passível de punição.

solo comeback Lisa BLACKPINK girlgroup k-pop solista Tame Impala

Leia também

Venom 3: O que é preciso saber antes de ver o filme?


Onde assistir a série 'Turma da Mônica: Origens'?


A maior lição que Jin, do BTS, aprendeu com o grupo


Além de Mickey: Relembre outros 5 roedores da Disney


5 personagens secundários da Pixar que são impossíveis de esquecer


Turma da Mônica Origens: O que você precisa saber sobre a nova série