Cena de "Cinderela" (1950) - Reprodução/ Disney
Cinderela

Por que a cor do vestido da Cinderela divide tanto os fãs?

Entenda a discussão que ocorre entre os fãs da Disney relacionada a verdadeira cor do vestido da princesa Cinderela

Daniela Bazi Publicado em 27/07/2024, às 09h00

As princesas da Disney são personagens amadas por milhares de fãs ao redor do mundo, com suas figuras sendo reconhecidas facilmente por pessoas das mais diferentes idades.

Devido a sua popularidade, é extremamente comum acabar lembrando de algumas princesas quando vemos determinados itens, como a rosa, que nos faz lembrar de “A Bela e a Fera”, ou a maçã, que faz com que qualquer um pense logo na Branca de Neve.

Para Cinderela, é fácil lembrar da Gata Borralheira quando olhamos para alguma abóbora, quando alguém deixa algum pé do calçado para trás, ou até mesmo sempre que vemos um belo vestido azul-claro. No entanto, o último tópico tem gerado discussão entre os fãs há alguns anos.

Isso porque muitos admiradores da Disney apontam que, na verdade, o vestido da princesa não é azul, mas sim branco, e que a cor azulada só teria sido adotada nos produtos comercializados por uma estratégia de marketing, já que chamaria mais atenção.

Vestido prateado de Cinderela / Crédito: Reprodução/Disney

 

Por outro lado, uma das evidências apontadas pelos defensores do vestido azul é a cena em que Cinderela dança com o príncipe — momento em que, para os opositores, a vestimenta só aparece com uma coloração diferente devido à iluminação do local.

O Baile do Príncipe em 'Cinderela' / Crédito: Reprodução/Disney

 

A verdadeira cor do vestido

Conforme repercutido pelo portal Polygon em 2023, a discussão foi finalmente esclarecida quando a equipe da Disney iniciou os trabalhos de restauração da animação lançada em 1950, para transformá-la em 4K. Na ocasião, Eric Goldberg, veterano animador e diretor dos estúdios de Walt Disney, revelou que “Por muitos anos, Cinderela não tinha as cores certas”.

“Seu cabelo [é] loiro empoeirado, e seu vestido é prateado. E ao longo dos anos, vimos seu cabelo parecer da cor de Cheez Whiz. Vimos seu vestido ser azul brilhante. Vimos todo tipo de coisa. Então, para mim e Michael Giaimo, a primeira coisa foi: vamos acertar o cabelo e o vestido”, esclareceu Goldberg (via Polygon).

O diretor de restauração da The Walt Disney Studios, Kevin Schaeffer, ainda comenta que não sabe o verdadeiro motivo para as cores da personagem terem sido tão distorcidas ao passar dos anos. Porém, com o início dos trabalhos, ele decidiu que deveria retornar aos tons originais.

“Eric trouxe algumas artes da biblioteca de pesquisa de animação [do Congresso] que diziam: Esta é a cor do cabelo. Este é o vestido da mãe. Isso realmente nos ajudou a fixar isso e voltar ao que realmente deveria ser, e ao que era originalmente”, finalizou.

 

filmes animação Disney Cinderela princesas

Leia também

Venom 3: O que é preciso saber antes de ver o filme?


Onde assistir a série 'Turma da Mônica: Origens'?


A maior lição que Jin, do BTS, aprendeu com o grupo


Além de Mickey: Relembre outros 5 roedores da Disney


5 personagens secundários da Pixar que são impossíveis de esquecer


Turma da Mônica Origens: O que você precisa saber sobre a nova série