Descubra os detalhes de “RED: Fugir não é uma opção”, fanfic do BTS que traz referências ao piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna
Izabela Queiroz Publicado em 28/04/2025, às 18h48
Sabia que há uma fanfic do BTS que tem inspiração na carreira do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna? Em pré-venda até o dia 02 de maio, “RED: Fugir não é uma opção” é o primeiro volume de uma trilogia que une o universo do grupo de k-pop criado em 2013 pela Big Hit Music, com as pistas de corrida.
Novo lançamento da Editora Violeta, a qual transforma fanfics (histórias ficcionais criadas por fãs) que viralizam nas plataformas de escrita em obras literárias, o livro foi escrito por Mariana e Juliana, as quais assumiram os pseudônimos Ally M. e J. B. Hope para assinar a trilogia.
Na trama, o maknae do BTS, Jeon Jungkook, e a voz de "Who", Park Jimin, são retratados como William Scott e Jonathan Evans, respectivamente.
"Ao mesmo tempo que é um processo divertido, também é minucioso. Tivemos que ficar atentas a cada detalhe, porque não é apenas o nome que muda, mas toda a fisionomia e trejeitos", disse Ally sobre a criação dos personagens com base nos idols. "Eu diria que é libertador deixar a criatividade fluir e tornar aquela pessoa que já existe em um personagem que só habitava nossa imaginação. Dar vida a eles foi, com certeza, a melhor parte em transformar fanfic para o livro."
Mas, sobre o que é a trama? Hope contou que o livro é "uma história sobre superação e amor", além de afirmar que os leitores podem encontrar referências à duas coisas que a dupla de autoras ama: Fórmula 1 e anos 1980. "Neste lançamento, esperamos que William e Jonathan toquem os corações dos leitores por meio das músicas antigas, com as quais crescemos, ensinando que a dor não é o fim, mas apenas o começo e que uma única fagulha de esperança é suficiente para iniciar um incêndio".
Um trecho do livro diz:
— Foi questão de sorte ter ganhado a corrida com essa… coisa — comentou.
Evans revirou os olhos, segurando os fios que caíam sobre os olhos com um bufar impaciente.
— Olha, coroa, eu sei que a minha princesinha não é nenhuma Mitsubishi, mas… — Evans perdeu a fala ao levantar o olhar.
A escuridão do beco não ajudava. Foi apenas quando William chegou perto de seu carro, sob a luz amarela de um poste, que Jonathan se deu conta de quem se tratava. Sua visão ficou turva pelas lágrimas que desceram quentes pelo rosto sujo, o coração prestes a explodir. A boca secou pelo nervosismo, o nariz não parava de fungar, mal sentia as pernas, os braços não lhe obedeciam mais e as mãos tremiam, incapazes de segurar a bandagem, que rolou pelo chão.
— Você… tá… — balbuciou em um fio de voz — vivo.
Na obra, há ainda inspirações no legado deixado pelo tricampeão de Fórmula 1 brasileiro, Ayrton Senna da Silva, o qual se transformou em uma lenda nacional após falecer, em 1º de maio de 1994, durante um trágico acidente nas pistas.
A alusão a vida de Senna surge na capa de “RED: Fugir não é uma opção”, onde há uma referência ao momento em que a irmã do piloto, Viviane Senna, encosta o capacete de Ayrton na testa durante o velório do irmão, visto que, na arte, o personagem William Scott repete o gesto em meio as chamas do acidente que sofreu durante a década de 1970.
Além de Senna, o automobilista Niki Lauda também foi referenciado. Na contracapa há uma ilustração que remete ao acidente sofrido pelo piloto em 1976, a qual serve de inspiração para a tragédia vivida pelo personagem no livro; veja:
Com 472 páginas, “RED: Fugir não é uma opção” é o volume um de uma trilogia inspirada no BTS que traz os personagens William Scott e Jonathan Evans, versões fictícias de Jungkook e Jimin, dentro do mundo do automobilismo.
A sinopse diz: "Nos anos dourados da década de 1970, William Scott foi o grande fenômeno da Fórmula 1, apelidado pelos fãs de 'O Piloto de Ouro'. Mas o destino lhe pregou uma peça maldosa. Após sofrer um acidente quase fatal, que deixou cicatrizes irreparáveis, o piloto abandonou as pistas, dando um fim à sua gloriosa carreira e caindo no ostracismo.
Agora, cinco anos depois do fatídico 7 de outubro de 1979, William trabalha como mecânico em um pequeno vilarejo costeiro e passa os dias tentando esquecer os demônios do passado. No entanto, sua vida pacata sofre uma reviravolta ao conhecer Jonathan Evans, um jovem e misterioso piloto de karts.
Carismático e encantador, o garoto surge na cidade de repente, vencendo um racha com um Fusca velho e enferrujado. Jonathan sonha com a Fórmula 1 e, logo no primeiro contato, implora pela ajuda de seu maior ídolo: O Piloto de Ouro."
A pré-venda está disponível no site da Editora Violeta.
5 clipes do BTS que talvez você não soubesse que existiam
Thunderbolts*: quem é quem no filme do MCU?
Weak Hero Class alcança o topo da Netflix em sete países com a 2ª temporada
'Um Filme Minecraft' aumenta recorde e acumula US$ 800 milhões em bilheteria
The Haunted Palace: o que Sungjae e Bona falaram sobre os papéis?
Harry Potter: John Lithgow afirma que falas J.K. Rowling não o fariam abandonar Dumbledore