Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Harry Potter: John Lithgow afirma que falas J.K. Rowling não o fariam abandonar Dumbledore

Novo Dumbledore na série de Harry Potter da HBO, John Lithgow falou que mesmo em meio a críticas a J.K. Rowling não deixaria o papel

por Izabela Queiroz

Publicado em 28/04/2025, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lithgow e Michael Gambon como Alvo Dumbledore - Reprodução/Warner Bros. Pictures/at Hayward/Getty Images
John Lithgow e Michael Gambon como Alvo Dumbledore - Reprodução/Warner Bros. Pictures/at Hayward/Getty Images

Confirmado como o novo intérprete de Alvo Dumbledore na futura série de ‘Harry Potter’ da HBO, o ator John Lithgow expressou seus pensamentos sobre a crescente reação negativa do público sobre o seu papel, a qual foi despertada após novos comentários transfóbicos ditos pela autora da saga literária que inspira a adaptação, J.K. Rowling.

Acontece que Rowling, quem propaga discursos transfóbicos abertamente na internet desde 2017, celebrou nas redes sociais a recente decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que exclui mulheres trans da definição legal de “mulher”, levando diversas celebridades e internautas a se posicionar a favor de um boicote das obras assinadas pela escritora.

Com isso, ao The Times UK (via Deadline), Lithgow expressou que, mesmo com o posicionamento controverso de Rowling, não compreende a reação negativa em torno de sua participação: “Pensei: por que isso seria um problema? Fico imaginando como J.K. Rowling absorveu tudo isso. Suponho que, em algum momento, irei conhecê-la e estou curioso para conversar com ela”.

Além disso, ao ser questionado se os comentários online o fizeram reconsiderar a oportunidade de dar vida ao diretor de Hogwarts, o ator respondeu: “Oh, de jeito nenhum”.

O ator ainda que contou que, quando uma “amiga muito próxima”, mãe de uma criança trans, o enviou um artigo intitulado “Uma Carta Aberta a John Lithgow: Por Favor, Afaste-se de Harry Potter”, ele sentiu que esse episódio seria um “presságio” da reação que o público teria, mesmo que tenha admitido que não ficou intimidado pelo texto compartilhado.

Lithgow também comentou que "absolutamente não" esperava tal posicionamento dos fãs sobre o papel, além de voltar a afirmar que dar vida a Dumbledore será seu último trabalho.

"Claro, foi uma grande decisão, pois provavelmente é o último papel importante que farei. É um compromisso de oito anos, então refleti sobre a mortalidade e concluí que seria um ótimo papel para encerrar a carreira”, completou.

Série de Harry Potter

Adaptada dos livros da saga "Harry Potter" de J.K. Rowling, a série terá o roteiro assinado por Francesca Gardiner, além de contar com a produção executiva de Mark Mylod, que também será o responsável por dirigir alguns dos episódios.

Apesar de ainda não ter título, prévias ou previsão de lançamento, a produção já tem alguns nomes do elenco adulto revelados, como John Lithgow, que viverá o professor Alvo Dumbledore; Janet McTeer, que conquistou o papel de Minerva McGonagall; Paapa Essiedu, indicado ao Emmy® e ao BAFTA, que interpretará Severo Snape; e Nick Frost, indicado ao BIFA, que será Rúbeo Hagrid.