O busto da antiga Faraó - Wikimedia Commons
Viva a História

O mistério por trás da tumba da rainha Nefertiti

Depois de simplesmente desaparecer dos registros egípcios, a sacerdotisa não teve sua múmia e sarcófago apontados

Isabela Barreiros Publicado em 03/10/2020, às 11h51 - Atualizado às 11h51

O Egito Antigo possui mistérios que não foram e provavelmente nunca serão solucionados. A falta de registros de períodos históricos específicos, nos quais personagens importantes simplesmente aparentam ter desaparecido, fazem com que muitas incógnitas ainda permaneçam na história da civilização antiga.

Entre a causa da morte de Tutancâmon, o reinado de Cleópatra e o destino do corpo de Nefertiti, ainda há muito a ser desvendado. O último caso mostra-se ainda mais interessante quando percebemos que o destino da icônica rainha ainda permanece como desconhecido até mesmo para quem a estuda à fundo.

Rainha como divindade

A sacerdotisa provavelmente foi uma das figuras mais notáveis de todas as dinastias do Egito Antigo. A rainha e seu marido Aquenáton foram responsáveis por uma reforma religiosa que estabelceu uma crença que acreditava em apenas um deus, diferente do que acontecia antes na região, que era politeísta.

A partir disso, os dois passaram a ser considerados divindades para o povo egípcio. A popularidade da rainha, que já era amada pela população, decolou. Segundo a historiadora Deborah Vess, da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, "Nefertiti contava com grande empatia e carisma entre a população, dando alguma popularidade ao culto de Aton, combatido pelos poderosos sacerdotes egípcios, que preferiam os deuses tradicionais".

Nefertiti, portanto, tornou-se uma própria deusa encarnada. Mesmo que sua personalidade não tivesse tanto alcance com os egípcios, no próprio governo ela era tida como uma pessoa capaz de opinar e mudar as regras do jogo. Imagens das paredes dos templos da realeza passaram a demonstrá-la cada vez maior até , enfim, alcançar o tamaho de Aquenáton, o que indica que seu status também aumentou. 

Portanto, é possível imaginar o impacto que a morte da rainha deve ter causado. No Egito Antigo, o falecimento de uma figura de tamanho impacto faria com que ela fosse mumificada e guardada em um túmulo grandioso, possivelmente em uma pirâmide que demonstrasse seu poder.

++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.

Entretenimento Egito Antigo

Leia também

'Lilo & Stitch': Quais as diferenças entre o desenho e live-action? Diretor revela


Como assistir ao show de J-Hope, do BTS, nos cinemas?


Cha Eunwoo, do ASTRO, pode se alistar no exército em breve, confirma Fantagio


Rami, do BABYMONSTER, anuncia pausa nas atividades por problemas de saúde


Kim Soo Hyun abre novo processo contra família de Kim Sae Ron e YouTuber


Dia das Mães: 5 mães memoráveis da Disney