Pedro Pascal como Joel em 'The Last of Us' - Reprodução/HBO
The Last of Us

The Last of Us: Final do Joel poderia ter sido diferente, segundo criadores

De acordo com os criadores de 'The Last of Us', a despedida do personagem de Pedro Pascal, Joel, poderia ter seguido outro caminho; veja!

Maria Eduarda Casado Publicado em 26/05/2025, às 17h12

O último episódio da segunda temporada de 'The Last of Us', adaptação em live-action do jogo homônimo, estreou no último domingo, 25, encerrando os eventos que adaptam parte da história do segundo game. A temporada, que gerou grande repercussão desde a estreia, foi marcada pela morte de Joel logo no terceiro episódio. No entanto, segundo revelaram os criadores da série, Neil Druckmann e Craig Mazin, esse desfecho poderia ter sido completamente diferente.

Em entrevista, Druckmann afirmou que ambos chegaram a discutir possibilidades para evitar a morte do personagem ou até mesmo adiá-la, dizendo: "Nós debatemos tudo. Até o que aconteceria se não matássemos Joel, só para entender".

"Tudo precisa estar na mesa. Precisamos questionar cada decisão para garantir que estamos fazendo as melhores escolhas para essa adaptação", completou.

Ainda segundo o cineasta, existiu a tentativa de imaginar outros caminhos narrativos, considerando até criar uma linha alternativa que prolongasse a presença de Joel e sua relação com Ellie. Contudo, a ideia foi rapidamente descartada.

"Quanto mais discutíamos, mais parecia errado. Soava como algo feito apenas para agradar, por razões comerciais, mantendo o público confortável por mais tempo. Mas a morte de Joel é o ponto de partida dessa história. É o que impulsiona a jornada de Ellie. Sem isso, a narrativa simplesmente não aconteceria."

O criador também contou que as conversas sobre essa possibilidade foram curtas e pouco produtivas, pois, segundo eles, já sabiam que "estávamos forçando algo que não fazia sentido. Então nem avançamos com essas ideias."

Vale lembrar que as duas temporadas completas de 'The Last of Us' estão disponíveis no catálogo da HBO Max.

Mais sobre Joel 

Joel Miller, interpretado por Pedro Pascal, é um dos personagens centrais da trama, sendo introduzido na primeira temporada como um contrabandista em má fase pelas perdas e pelo colapso da sociedade, que se torna uma figura paterna para Ellie durante a jornada dos dois pelos Estados Unidos devastado por uma pandemia.

A razão pelo falecimento do personagem se dá após ele salvar Abby (Kaitlyn Dever) sem imaginar que ela seja filha do médico que ele matou anos antes, durante o ataque à sede dos Vaga-lumes no Hospital St. Mary, em Salt Lake City. Na ocasião, o homem sacrificou não só parte da facção rebelde, mas também a chance de uma possível cura para a infecção causada pelo fungo Cordyceps tudo para proteger Ellie a qualquer custo.

Sua morte, tanto no jogo quanto na série, não só choca os fãs, como também representa o catalisador para a história de vingança e amadurecimento que conduz os acontecimentos da segunda temporada, com sua ausência redefinindo a trajetória de Ellie, interpretada por Bella Ramsey.

Games jogos HBO The Last of Us series

Leia também

Lilo & Stitch: o detalhe sobre Nani que nem todo mundo percebeu


Se a Vida Te Der Tangerinas: supostos maus-tratos são relatados por figurantes


5 melhores princesas da Disney, segundo a Recreio


Fundador da HYBE, Bang Si Hyuk está em investigação por fraude


5 doramas sobre romance proibido que você precisa assistir


Karina, do aespa, se pronuncia após polêmica