Descubra o que são e qual é a origem dos famosos webtoons, frequentemente utilizados como inspiração para a criação de doramas
Daniela Bazi Publicado em 23/03/2025, às 11h00
Se você é fã de k-dramas, mais conhecidos no Brasil como “doramas sul-coreanos”, com certeza já escutou que determinada produção era uma adaptação de um “webtoon”. Mas, afinal, o que são os “webtoons” e qual é sua origem? A RECREIO te explica!
Basicamente, os webtoons são as histórias em quadrinho da Coreia do Sul, também conhecidas como “manhwas”, que são publicadas diretamente online. Conforme explicado pelo portal Tangerina, sua origem é recente, datada de 2003, após plataformas como o Daum e a Naver criarem páginas dedicadas exclusivamente para a publicação de HQs.
Dessa forma, inúmeros autores passaram a compartilhar suas obras nessas páginas de forma regular, conquistando cada vez mais uma base de fãs sólidas. Essas publicações, no entanto, só começaram a ultrapassar as fronteiras sul-coreanas em 2010, com a chegada de novas plataformas que passaram a traduzir os quadrinhos para o inglês, possibilitando o aumento da popularidade.
Apesar dos webtoons contarem com uma técnica de desenho similar a dos mangás, fazendo com que muitas pessoas confundam os dois formatos, eles possuem algumas diferenças claras que facilitam a diferenciação.
Mesmo que hoje em dia também seja fácil encontrar mangás disponibilizados de forma online, eles são geralmente publicados em mídias físicas, com desenhos em preto e branco e o sentido de leitura oriental (da direita para a esquerda).
Já os webtoons são publicados diretamente na internet no formato vertical, podendo ser coloridos ou não, onde cada episódio sempre adota o formado de leitura infinita — como uma forma de se adaptar mais aos computadores, tablets e celulares, conforme explicado por Heekyoung Cho no artigo “The Webtoon: A New Form for Graphic Narrative”.
Com os webtoons se tornando um enorme sucesso dentro e fora da Coreia do Sul, as obras também passaram a chamar a atenção da indústria cinematográfica, dando início a inúmeras adaptações tanto para séries quanto para animes.
Na indústria dos k-dramas, essa prática é extremamente comum até os dias de hoje. Entre os títulos que bombaram internacionalmente e são baseados em webtoons, estão: “Beleza Verdadeira”, “Love Alarm”, “Itaewon Class”, “O Que Houve com a Secretária Kim?”, “Extra-ordinary You”, “All of Us Are Dead”, “Apesar de Tudo, Amor”, “My ID is Gangnam Beauty”, e mais.
Além de assistir aos doramas em plataformas de streaming como Viki e Netflix, você também pode ler os webtoons completos em diferentes plataformas, como Tapas, Webtoon, Manta, Lezhin, entre outras.
'Homem-Aranha: Além do Aranhaverso' ganha nova data de estreia
'Operação Cupido' ganhará continuação? Ator comenta possibilidade
BTS: O dia que J-Hope subiu ao palco com 39º de febre
'Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita' ganha primeiro teaser
5 músicas do Stray Kids que mereciam estar na setlist do show
Nárnia: Meryl Streep pode viver Aslan em novo filme da Netflix, aponta site