Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint para a saga "Harry Potter" - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Harry Potter

Harry Potter: Descubra a origem dos nomes dos personagens

O universo mágico de Harry Potter está repleto de curiosidades e segredos, envolvendo até o nome dos personagens; saiba mais!

Giovanna Csiszar Publicado em 28/08/2024, às 15h55

O universo mágico de Harry Potter está repleto de curiosidades e segredos, muitos dos quais podem parecer triviais ou escondidos por trás de pistas espalhadas pela história. Um deles é o significado por trás dos nomes dos personagens, que se relacionam com a personalidade de cada um e com elementos presentes na história.

1. Harry Potter

O protagonista da história, muitas vezes apelidado de "o menino que sobreviveu", aparenta ter um nome simples dado a todas as conquistas e desafios que ele superou durante a trama. No entanto, o significado literal do nome "Harry" é mais profundo do que parece, já que é uma versão de "Henry" no inglês médio, nome bastante usado pela nobreza inglesa.

Além disso, a palavra alemã "Heri", que significa "exército", também é relevante, especialmente considerando o papel de Harry como um dos fundadores da Armada de Dumbledore.

Daniel Radcliffe como Harry Potter em "Harry Potter e a Ordem da Fênix" / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

 

2. Hermione Granger

"Hermione" é um nome exótico no mundo contemporâneo, porém, muito rico em valor mitológico. Na mitologia grega, o nome da personagem é derivado da filha do rei Menelau, de Esparta, e de sua esposa, Helena de Tróia. Já o sobrenome "Granger" significa "oficial de justiça" no inglês médio, o que pode estar relacionado ao comportamento da personagem, que sempre tomava a frente dos planos e muitas vezes repreendia Harry e Rony.

Emma Watson como Hermione Granger em "Harry Potter e a Câmara Secreta" / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

 

3. Draco Malfoy

Para nós, falantes da língua portuguesa, o significado do nome Draco Malfoy já aparece em evidência ao lê-lo ou pronunciá-lo. "Draco" vem do latim, que significa dragão, enquanto "Malfoy" combina as palavras malvado e "foi" que, em francês, significa "fé" ou "verdade". Considerando o comportamento do personagem em Hogwarts e frente a Harry e seus amigos, tudo se encaixa perfeitamente.

Tom Felton como Draco Malfoy em "Harry Potter e a Câmara Secreta" / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

 

4. Alvo Dumbledore

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore é outro nome que não vemos todos os dias, mas que abrange diversos significados. "Albus", do latim, significa "branco", o que pode referenciar a grande barba branca do professor e diretor de Hogwarts. "Percival" evoca um legado de bravura, sendo o nome de um dos cavaleiros da Távola Redonda do Rei Arthur. "Wulfric" traduz-se como "poder de lobo", enquanto "Dumbledore" é uma antiga palavra inglesa para "abelha".

Michael Gambo como Albus Dumbledore na franquia "Harry Potter" / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

 

5. Tom Marvolo Riddle

Aqueles que já leram ou assistiram aos filmes do universo bruxo, sabem muito bem a verdadeira identidade e o significado do nome Tom Marvolo Riddle. "Tom" e "Marvolo" não escondem muitos segredos, já que o primeiro é geralmente utilizado para definir a versão masculina de algum personagem e o segundo foi criado para representar o sobrenome do avô bruxo do personagem.

Já "Riddle" é o mesmo que "enigma" ou "charada" em inglês, o que faz total sentido, já que esse é o nome de batismo e o qual se esconde o maior vilão da saga

Frank Dillane como Tom Riddle em "Harry Potter e a Ordem da Fênix" / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

 

 

 

 

 

filmes significados Harry Potter Warner Bros. Pictures Draco Malfoy Tom Riddle Hermione Granger Dumbledore livros nomes

Leia também

Venom 3: O que é preciso saber antes de ver o filme?


Onde assistir a série 'Turma da Mônica: Origens'?


A maior lição que Jin, do BTS, aprendeu com o grupo


Além de Mickey: Relembre outros 5 roedores da Disney


5 personagens secundários da Pixar que são impossíveis de esquecer


Turma da Mônica Origens: O que você precisa saber sobre a nova série