Descubra quais outras atrizes puderam dar vida a Glinda, a Bruxa Boa do Norte, em versões para o cinema e teatro antes de Ariana Grande
Izabela Queiroz Publicado em 26/11/2024, às 17h53
Criada para as páginas de “O Mágico de Oz”, livro lançado em 1900 pelo autor L. Frank Baum, Glinda é também conhecida pelo título de Bruxa Boa do Norte, sendo responsável por ajudar Dorothy a encontrar o caminho de volta para casa após a garota que mora em fazenda com os avós no Kansas, nos Estados Unidos, ser levada por um ciclone até o mundo extraordinário de Oz.
Com graciosos vestidos, tiaras e uma vara de condão, ela deixou de fazer parte apenas da imaginação dos leitores alguns anos depois, visto que, em 2002, surgiu a primeira adaptação do romance para os palcos, criada pelo próprio Baum, como repercutido pelo portal AdoroCinema.
O novo formato abriu portas para que a icônica figura que dá a Dorothy os inesquecíveis sapatinhos de rubi fosse vista também nos cinemas, sendo a mais recente aparição dela revelada em "Wicked", filme que está em cartaz desde a última quinta-feira, 21, cujo objetivo é adaptar o musical da Broadway de mesmo nome que surgiu inspirado no prelúdio "Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz", escrito por Gregory Maguire em 1995.
Na trama, Glinda é interpretada pela atriz e cantora Ariana Grande, a qual se torna amiga de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste após se tornarem alunas na Universidade de Shiz. A união, que tanto demoraram para construir, é transformada após uma visita das duas ao Mágico de Oz, a qual também mudará a forma que lembradas pelos moradores locais; relembre o trailer:
Além de Grande, no entanto, diversas outras atrizes puderam dar vida a Glinda em versões teatrais e cinematográficas. Pensando nisso, a RECREIO reuniu 5 delas na lista abaixo:
Adaptação do musical da Broadway de 1975, "The Wiz", o qual reinterpreta a história de L. Frank Baum com temática soul, o filme homônimo de 1978 traz Lena Horne para dar vida a Glinda. O filme se tornou um dos últimos de atriz e cantora que teve o ápice da carreira vivido durante a década de 1940, quando estrelou filmes como "Uma Cabana no Céu" (1943) e "Tempestade de Ritmo" (1943).
Dona de estatuetas do Emmy e SAG Awards, Uzo Aduba pôde se tornar Glinda na versão ao vivo do musical "The Wiz", o qual foi ao ar pela emissora NBC em 2015. Na trama, também são encontrados nomes como Queen Latifah, que dá vida ao Mágico de Oz, David Alan Grier, que interpreta o Leão Covarde, o cantor Ne-Yo, que se tornar o Homem de Lata, dentre diversos outros grandes nomes de Hollywood.
Indicada 5 vezes ao Oscar e vencedora de prêmios como Globo de Ouro e Emmy, a atriz Michelle Williams tem uma vasta filmografia, e dentre os títulos estrelados por ela está "Oz: Mágico e Poderoso", onde ela pôde conceder uma interpretação única a Glinda em 2013.
O grande clássico "O Mágico de Oz" (1939) trouxe a personagem vivida pela atriz Billie Burke, a qual se tornou um grande modelo de interpretação para as próximas atrizes que puderam dar vida a Bruxa.
Nos palcos, Kristin Chenoweth usou os diferentes figurinos da Bruxa Boa do Norte no musical original "Wicked" da Broadway, permanecendo em cartaz como a personagem entre 2003 e 2004.
A origem do Leão Covarde, de 'O Mágico de Oz', apresentada em 'Wicked'
Moana: Avon em parceria com a Disney lançará produtos inspirados no filme
James Gunn revela diferença entre filmes da Marvel e da DC
Nada de Glinda? Diretor achou que Ariana Grande queria outro papel em 'Wicked'
'Wicked': Idina Menzel e Kristin Chenoweth compartilham fotos nos bastidores
5 músicas do Stray Kids escritas pelo 3RACHA