Stray Kids? ZEROBASEONE? IZ*ONE? Conheça mais cinco grupos da indústria do k-pop que tiveram sua formação através de um reality show
Maria Eduarda Casado Publicado em 29/04/2025, às 17h40
Os reality shows sul-coreanos são parte importante da indústria do k-pop, como todos os fãs têm conhecimento, seja com propostas de promover novos trabalhos junto do entretenimento ou para auxiliar na formação de novos grupos.
Grupos como Stray Kids, ZEROBASEONE, IZ*ONE e TWICE são alguns dos grandes exemplos de artistas que foram introduzidos à indústria através dos chamados "Survival Shows", que tem como objetivo formar grupos, sejam eles temporários ou permanentes, além de promover os trainees e, principalmente, as agências que estão por trás da organização dos programas. Eles também são importantes para a construção de base de fãs, também proporcionando a chance dos novos artistas a aprimorar o canto, dança e a presença de palco.
Portanto, a RECREIO apresenta cinco grupos que foram formados por esse tipo de programação e que talvez você não soubesse!
Poucas pessoas sabem, mas o BIGBANG, um dos maiores grupos da história do gênero musical sul-coreano, foi formado através do programa de televisão da emissora Mnet, o "Let’s Cokeplay: Mnet Battle Shinhwa", em 2005. Ele, que anteriormente era focado em acompanhar o Shinhwa, influente boygroup da primeira geração do k-pop, passou a procurar "substitutos" para seu legado, assim chegando aos icônico donos dos hits como 'BANG BANG BANG', 'FANTASTIC BABY', entre outros.
Originalmente, o conjunto era integrando por seis membros: G-Dragon, Taeyang, Daesung, T.O.P, Seungri e So-1, também conhecido como Jang Hyunseung, que não chegou a estrear com os outros artistas, assim se tornando o quinteto que permaneceu com a mesma formação até 2019, quando pelo envolvimento em um escândalo criminoso, o maknae do grupo, Seungri, se aposentou da indústria.
Mais tarde, em meados de 2023, o ator e rapper T.O.P anunciou suas saída do grupo através das redes sociais, pegando todos de supresa. Hoje, o grupo ainda mantém a formação como um trio.
Formado pelo maior reality show de sobrevivência do país, o Produce 101, a primeira temporada do programa originou o icônico girlgroup I.O.I, em 2016. Por meio da votação do público, as onze integrantes foram escolhidas, sendo elas uma mescla entre idols que tinham pouco reconhecimento na época, e trainees de 46 empresas diferentes.
Elas, que fizeram um grande sucesso durante os oito meses ativos como grupo, hoje seguem rumos diferentes, com algumas migrando apenas para as telinhas, como a protagonista do dorama 'Pretendente Surpresa', Sejeong, e outras seguindo carreira solo como Somi, Chungha, Chaeyong, etc.
O Wanna One proporcionou a temporada de maior sucesso do Produce 101, transmitido pela Mnet em meados de 2017. Ele, que teve a formação a partir da votação entre cerca de 101 trainees de 54 empresas distintas, foi outro grupo temporário, apesar de terem sido um dos mais bem-sucedidos na indústria.
Atualmente, os ex-membros seguem carreira solo, como Minhyun que integrou o NU’EST, Woojin e Daehwi que hoje fazem parte do AB6IX, e Bae Jinyoung que até a metade de 2024 estava no CIX, mas segue carreira solo desde então.
Produzido pela Starship Entertainment, o No.Mercy foi o survival que deu origem ao MONSTA X. Transmitido em 2014 pela Mnet, o programa contava de início com 12 trainees, e, posteriormente, foi inserido o 13º integrante, I.M, que estreou ao lado de Jooheon, Shownu, Kihyun, Hyungwon, Wonho e Minhyuk.
O MONSTAX hoje também está sob o selo da empresa norte-americana Maverick Agency, desde 2019, ano que também marcou a saída de Wonho do grupo após controvérsias.
Com um total de 12 episódios, o Girl's Planet 999 foi o reality responsável pela criação do Kep1er, gerenciado pela WAKEONE Entertainment e KLAP Entertainment. Também transmitido pela Mnet e a base de votação popular, o programa conquistou um grande público com alguns destaques pessoais, como Huening Bahiyyih, irmã caçula de Huening Kai do TXT. Logo, elas estrearam oficialmente no dia 3 de janeiro de 2022, com contratos programados para se manter na ativa por 2 anos e 6 meses a partir do debut.
Posterior a essa condição, antes do vencimento contratual das integrantes, sete delas resolveram renovar contrato com a empresa que as gerencia. Entretanto, as membros Mashiro e Yeseo decidiram seguir carreira separada do grupo, hoje fazendo parte do MADEIN, da 143 Entertainment.
Good Boy: Park Bo Gum revela o que pensa sobre personagem no dorama
Além da Disney: 5 filmes com Pinóquio para conhecer
Após hackear cardápios de restaurantes, ex-funcionário da Disney é condenado
Jinyoung, do GOT7, pode estrelar novo dorama com Kim Min Ju
5 doramas sobrenaturais para adicionar a lista
Thunderbolts*: o que assistir antes de ver o novo filme da Marvel?