5 doramas que se passam nos anos 1980 que você precisa assistir

Conheça alguns doramas ambientados na década de 1980 que você precisa acrescentar na lista de maratona

Imagem promocional de 'Snowdrop' - Divulgação/JTBC

Até hoje, os anos 80 são relembrados com muito carinho por milhares de pessoas ao redor do mundo. Época que marcou o fim da idade industrial e início da idade da informação, onde as roupas exageradas e coloridas eram moda, essa foi a década em que artistas como Michael Jackson e Madonna revolucionaram o cenário musical.

Já na Coreia do Sul, a década de 1980 foi marcada pelo início da Quinta República, após o Golpe de Estado do Major Chun Doo-hwan, e por importantes revoltas populares contra o governo, como o Movimento Democrático de Gwangju, também conhecido como Massacre de Gwangju ou Revolta de Gwangju.

O período, importante para a história do país, serve de plano de fundo para inúmeros k-dramas, os famosos doramas sul-coreanos, que você precisa conhecer. Confira alguns!

1. Youth of May

Pôster de ‘Youth Of May’ – Divulgação/KBS2

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: “Hee Tae se torna o orgulho de Gwangju quando passa em medicina com notas máximas. Seu melhor amigo, Kyung Soo, um ativista pró-democracia, insiste para que eles abram uma clínica ilegal para quem está fugindo do governo. Um dia, um trabalhador é ferido durante um protesto. Em troca dos custos de transporte discreto dele e do operário, Hee Tae precisa ir a um encontro com uma possível parceira de casamento arranjada pelo pai. Nessa reunião, Hee Tae conhece Myeong Hee, uma enfermeira que persevera em meio às dificuldades da vida, e que só foi a reunião no lugar da amiga Soo Ryeon porque precisava de dinheiro. No entanto, Myeong Hee e Hee Tae acabam se apaixonando. Em maio de 1980, em meio à paixão acalorada e aos gritos de democracia que reverberam por toda Gwangju, Hee Tae e Myeong Hee se encontram em uma reviravolta do destino”.

Onde assistir: Kocowa, Viki


2. Reply 1988

Imagem promocional de “Reply 1988” – Divulgação/tvN

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: “No final dos anos 1980, em Seul, cinco amigos de infância do bairro Ssangmundong vivem os desafios da adolescência. Seong Deok Seon (Lee Hye Ri) tem problema com as notas baixas, Kim Jeong Hwan (Ryu Jun Yeol) é fanático por futebol, Seong Seon Woo (Ko Gyung Pyo) é o aluno exemplar, Ryoo Dong Ryong (Lee Dong Hwi) é um nerd e Choi Taek (Park Bo Gum) é um gênio do baduk que largou os estudos. Os cinco amigos se ajudam em diversas aventuras e imprevistos, criando laços profundos que definirão seus futuros. As experiências compartilhadas e amizade revelam o poder da juventude e da comunidade em uma época de grandes transformações na Coreia do Sul”.

Onde assistir: Viki, Netflix


3. Snowdrop

Im Soo Ho (Jung Hae-In) e Eun Young-ro (Jisoo Kim) em ‘Snowdrop’ – Divulgação/ JTBC/ Disney+

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: “Em 1987, um homem ensanguentado entra no dormitório feminino de uma universidade em Seul. Yeong-ro, uma estudante universitária que se apaixona por ele à primeira vista em um encontro às cegas, cuida dele apesar da constante vigilância e da situação perigosa. No entanto, Yeong-ro fica chocada ao descobrir seu segredo. Apesar do amor que sente por Yeong-ro, Soo-ho não tem escolha a não ser obedecer ao comando do partido para salvar seus companheiros e voltar para o norte, onde seu irmão o espera. Yeong-ro rejeita a vontade de seu pai, o chefe da Agência de Segurança Nacional, e trabalha lado a lado com Soo-ho para salvar seu amado e seus amigos”.

Onde assistir: Disney+


4. 1987: When The Day Comes

Imagem promocional do k-drama ‘1987: When The Day Comes’ – Divulgação/Viki

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: “Sob o regime militar de Chun Doo Hwan em 1987, o ativista Park Jong Chul é torturado e morto por participar de protestos pró-democracia. Quando o diretor de investigação anticomunista Park Cheo Won (Kim Yoon Seok) ordena a cremação do corpo para encobrir as evidências, o promotor Choi Hwan (Ha Jung Woo) se recusa a aprovar a ordem. Assim que a autópsia revela a verdade, Choi Hwan é demitido, mas consegue vazar a informação para o jornalista Yoon Sang Sam (Lee Hee Joon). Para abafar o caso, o diretor Park força alguns detetives a assumirem a culpa. Na prisão, o detetive Jo Han Kyung (Park Hee Soon) compartilha a verdade com o guarda Han Byung Yong (Yoo Hai Jin), que tenta convencer sua sobrinha Yeon Hee (Kim Tae Ri) a transmitir as informações à oposição. Este filme foi baseado nos eventos que culminaram na Luta Democrática de Junho de 1987”.

Onde assistir: Viki


5. The Good Bad Mother

Imagem promocional de ‘The Good Bad Mother’ – Divulgação/JTBC

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: “Um acidente trágico deixa um ambicioso promotor com a mente de uma criança. Agora, ele e a mãe precisam viver uma jornada rumo à reaproximação”.

Onde assistir: Netflix

Daniela Bazi é jornalista graduada pela UNINOVE, e bruxa formada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Amante de animações, filmes e séries, também é fã de divas pop, entusiasta da Disney e k-popper nas horas vagas.