Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Dom Pedro I

Veja 5 fatos curiosos sobre Dom Pedro I

Confira fatos que talvez você não sabia sobre Dom Pedro I, o Imperador responsável por declarar a Independência do Brasil

Redação Publicado em 07/09/2023, às 18h00 - Atualizado em 08/09/2023, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro I em pintura - Domínio Público/Museu Imperial do Brasil
Dom Pedro I em pintura - Domínio Público/Museu Imperial do Brasil

Dom Pedro I foi imperador do Brasil e, depois, de Portugal, sendo um grande responsável pela formação do Estado e da economia brasileira na primeira metade do século 19. Além disso, ele foi o responsável por proclamar a Independência do Brasil, em 1822.

Conheça alguns fatos curiosos sobre o controverso imperador a seguir!

1. Nome longo

Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

2. Lado Artístico

Por mais que Pedro fosse inteligente, ele nunca foi afeito aos estudos, se dedicando à equitação e à música. Aprendeu a tocar piano, flauta, fagote, trombone, violino, clarinete, violão, lundu e cravo e foi o compositor do Hino da Independência e do Hino de Portugal (até 1920).

3. Abdicação

Em meio a uma crise política e econômica e por pressões das elites políticas, em 7 de abril de 1831, Dom Pedro abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho e retornou ao país de origem, onde foi proclamado Dom Pedro IV, 27º Rei de Portugal.

4. Hiperatividade

Pedro cresceu no Brasil e revelou-se desde cedo um homem efusivo. De acordo com Isabel Lustosa, escritora e historiadora brasileira, ele pode ter lidado com um quadro de hiperatividade e, por isso, vivia em movimento e pouco repousava.

5. O coração

Após a realização de uma autópsia no corpo de D. Pedro, seu coração foi removido e transferido à cidade de Porto, onde permanece conservado. O órgão veio para o Brasil no ano de 2022 para fazer parte das celebrações do bicentenário da Independência. Já seu esqueleto esteve em Portugal até 1972, sendo transferido para o Brasil no sesquicentenário da Independência. Hoje, descansa no Monumento à Independência, em São Paulo.


++Veja outras curiosidades na matéria do site Aventuras na História, parceiro da Recreio Online.