Entretenimento / Song Ha Yoon

Entenda a polêmica envolvendo Song Ha Yoon, atriz do dorama ‘A Esposa do Meu Marido’

Entenda tudo sobre a recente controvérsia envolvendo a atriz Song Ha Yoon, intérprete da vilã do dorama 'A Esposa do Meu Marido'

Song Ha Yoon no dorama 'A Esposa do Meu Marido' - Divulgação/tvN

Nos últimos meses, o nome da atriz sul-coreana Song Ha Yoon, antagonista do renomado dorama “A Esposa do Meu Marido”, tem ganhado espaço no noticiário do país após a estrela ser alvo de acusações de violência escolar.

Mas, o que aconteceu?

Tudo começou em 1º de abril deste, quando o programa “Crime Chief”, da JTBC, exibiu um episódio onde apresentava acusações de um suposto incidente de violência escolar realizado há 20 anos contra uma atriz em ascensão, denominada apenas como “S”, que havia recentemente interpretado uma vilã em um dorama.

Após a exibição do episódio, internautas começaram a especular sobre quem poderia ser a atriz acusada, resultando no surgimento do nome de Song Ha Yoon, que se encaixava nas características apresentadas no programa. A especulação não demorou para repercutir em diferentes redes sociais, levando a King Kong by Starship, empresa responsável por gerenciar a carreira da atriz, emitisse no mesmo dia um comunicado negando as alegações.

“A agência reconhece a gravidade do assunto e, para confirmar a veracidade após recebermos o relato inicial, ligamos para o informante. Em seguida, solicitamos uma reunião por meio de um aplicativo de mensagens para confirmar a veracidade exata, mas o informante se recusou.

Portanto, solicitamos uma ligação, mas não recebemos resposta.
Após verificar a verdade com a atriz sobre as alegações feitas pelo informante, confirmamos que todas as informações relevantes não são verdadeiras e que o informante é um completo estranho para ela”, diz a agência em parte do comunicado.

No entanto, momentos após o pronunciamento, a imprensa sul-coreana descobriu que, quando mais nova, Ha Yoon havia sido transferida de escola devido a um incidente de violência escolar. Em resposta aos novos rumores, a King Kong by Starship confirmou a informação, mas garantiu que o caso não havia relação com os acontecimentos apresentados no programa “Crime Chief”.

Imagem promocional do programa ‘Crime Chief’ – Divulgação/JTBC

Por meio de um segundo comunicado, a empresa disse: “É verdade que Song Ha Yoon foi transferida à força da Escola Secundária Banpo [para uma nova escola] em relação à violência escolar. Este assunto não tem nada a ver com o relatório do Crime Chief ‘. [A atriz] não conhece a informante. Não mencionamos seu histórico de transferência forçada, pois não estava relacionado a este assunto. Será explicado quando chegar a hora.”

Cerca de três meses depois, nesta quarta-feira, 2, Song Ha Yoon se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto, por meio de seu representante legal, o escritório de advocacia Jieum, com a divulgação de uma nota atualizando o público sobre o andamento dos processos judiciais, e seus planos futuros.

No pronunciamento, repercutido pelo Soompi, os advogados dizem que a atriz “afirmou consistentemente desde o início que essas alegações não são verdadeiras”, porém, como “provar que algo não aconteceu é extremamente difícil”, a situação acabou dificultando uma resposta ativa na época.

Com isso, é explicado que Ha Yoon passou os últimos meses reunindo provas que comprovassem a falsidade das alegações feitas por uma mulher denominada como Sra. Oh, descrita pelo escritório de advocacia como “a primeira pessoa que espalhou os rumores de violência escolar”. Após reunir um número suficiente de evidências, a artista entrou com uma queixa criminal contra a acusadora por difamação e obstrução de negócios por meios fraudulentos.

Os representantes da atriz revelam no comunicado que a polícia determinou o início de uma investigação contra Sra. Oh, porém, a mulher, que vive nos Estados Unidos e se diz ser cidadã americana, tem se recusado a cooperar com a investigação — mesmo com sua nacionalidade coreana sendo confirmada pelo Ministério da Justiça. Devido à recusa, em maio, Sra. Oh foi incluída na lista de procurados no banco de dados da polícia e, caso entre na Coreia do Sul, deverá ser autuada imediatamente.

Atriz Song Ha Yoon em evento – Chung Sung-Jun/Getty Images

Com a dificuldade de dar continuidade ao processo em terras sul-coreanas, os representantes legais de Song Ha Yoon afirmam que a atriz “também está analisando ações legais adicionais que podem ser tomadas nos Estados Unidos e, juntamente com seus representantes legais, está se preparando para buscar responsabilidade civil e criminal contra terceiros que participaram da disseminação de informações falsas”.

Além disso, os advogados também relatam que a artista “recebeu a confirmação de uma colega de escola, identificada pela Sra. Oh como testemunha da suposta agressão, de que essa colega nunca presenciou tal incidente” e que, mesmo com a pessoa negando à Oh que não havia presenciado o acontecimento, ela “ainda apresentou essa colega como testemunha em reportagens da mídia”.

O comunicado ainda conta com uma informação que contraria o pronunciamento feito pela King Kong by Starship em abril, dizendo que a atriz nunca foi forçada a ser transferida de escola devido à violência escolar. Mais do que apresentar documentos oficiais e declarações autenticadas às autoridades, Ha Yoon também teria entrado em contato com uma professora e colegas do ensino médio, onde confirmaram que nunca ouviram sobre a alegação de transferência, e que “ela era alguém que poderia ter sido vítima, mas nunca faria mal a ninguém”.

Por fim, os representantes legais de Song Ha Yoon finalizam a nota dizendo: “A atriz Song Ha Yoon sofreu danos significativos e sofrimento emocional severo devido a esses atos ilegais que mancharam seriamente a reputação que ela construiu nos últimos 22 anos. Pedimos sua compreensão quanto ao tempo que levou para divulgar esta declaração, pois acreditamos que era mais importante que a verdade fosse revelada por meio de uma investigação objetiva do que por meio de uma explicação precipitada.

Song Ha Yoon pede desculpas profundas a todos que confiaram e a apoiaram por qualquer preocupação que este assunto possa ter causado.

O contrato com a agência anterior expirou e ela se prepara para retornar ao público com uma nova mentalidade e um novo ambiente. Ela fará o possível para retribuir o apoio de vocês com mais humildade e maturidade. Contamos com seu interesse contínuo e apoio caloroso para os futuros empreendimentos de Song Ha Yoon. Obrigado”.

Daniela Bazi é jornalista graduada pela UNINOVE, e bruxa formada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Amante de animações, filmes e séries, também é fã de divas pop, entusiasta da Disney e k-popper nas horas vagas.