O antigo rei foi tão rico que, até os dias de hoje, ninguém conseguiu calcular o valor exato de toda sua fortuna
Mansa Musa foi um rei africano do século 14, que governou o Império Mali entre os anos 1312 até sua morte em 1337. Até os dias de hoje ele é considerado a pessoa mais rica que já existiu em toda a história da humanidade.
Toda sua fortuna vem da incalculável quantidade de ouro de Mali. O valor é tão alto que nunca nenhum economista ou historiador conseguiu calcular a quantia exata de toda sua riqueza, mas muitos acreditam que deve ultrapassar facilmente os três trilhões de dólares, aproximadamente 15,2 trilhões de reais. A revista Money o descreve como “mais rico do que qualquer pessoa possa descrever”.
Entretanto, mesmo sendo tão rico ao ponto de ninguém saber o verdadeiro tamanho de sua fortuna, Musa viveu praticamente desconhecido até 1314, ano em que decidiu fazer uma caravana cheia de luxo para a cidade de Meca, sendo acompanhado por mais de 60 mil homens.
No meio do caminho, o rei fez uma parada na cidade de Cairo, no Egito, onde teve a ideia de doar parte de seu ouro. O problema é que a quantidade foi tanta que acabou gerando uma crise no país, levando cerca de 12 anos para que toda a economia pudesse voltar ao normal.
O imperador morreu no ano de 1337, ficando 27 anos do poder e entrando para a história como o homem com a maior fortuna de todos os tempos.