VLT Survey Telescope: Telescópio superpoderoso
Localizado no deserto do Atacama, no norte do Chile, ele é um dos maiores telescópios do mundo

O VST Survey Telescope é o maior telescópio do mundo que consegue observar as luzes visíveis do céu, como as de estrelas e outros corpos celestes que emitem luz. Ele foi concebido e construído pelo INAF – Osservatorio Astronomico di Capodimonte, de Nápoles, Itália.
Esse telescópio fica no deserto do Atacama, no norte do Chile – onde também há vários outros telescópios. A região é um dos melhores locais de observação da Terra, porque tem um céu límpido – isso porque é um local alto, com 2635 metros de altitude, seco e longe das luzes das cidades
Só o corpo do VST, sem contar a cúpula que o protege, tem 2,6 metros de diâmetro. Ele pesa aproximadamente 770 quilos, e sua câmera, a OmegaCAM, tem 268 megapixels.
O campo de visão da câmera corresponde a duas vezes a área da Lua cheia. Isso quer dizer que ele consegue observar de uma só vez, e com riqueza de detalhes, uma enorme área do espaço.
O VST ajuda os astrônomos a estudarem não só os detalhes do Sistema Solar e da Via Láctea, como também as galáxias mais distantes do nosso planeta, que estão espalhadas pelo Universo. Toda noite, o telescópio registra fotos que, juntas, somam cerca de 50 gigabytes de imagens. Isso rende 30 terabytes de dados por ano.