Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Astronomia

De Nicolau Copérnico a Stephen Hawking: 7 grandes mestres da astronomia

Saiba mais sobre o trabalho de alguns importantes nomes da astronomia, responsáveis por estudar o espaço e o seu funcionamento

Letícia Yazbek Publicado em 06/04/2025, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professor Stephen Hawking em 2013 - Karwai Tang/Getty Images
Professor Stephen Hawking em 2013 - Karwai Tang/Getty Images

Considerada como uma das mais antigas da humanidade, a astronomia é a ciência responsável por estudar o espaço e o seu funcionamento, incluindo os astros e as estrelas, e todos os fenômenos que acontecem no Universo.

Ao longo da História, a astronomia contou com grandes nomes que fizeram importantes estudos e descobertas. Conheça alguns!

1. Nicolau Copérnico

Quadro 'Astrônomo Copérnico, ou Conversas com Deus' (1873) de Jan Matejko
Quadro 'Astrônomo Copérnico, ou Conversas com Deus' (1873) de Jan Matejko - Fine Art Images/Heritage Images via Getty Images

Data e local de nascimento: 19 de fevereiro de 1473, em Torun (Polônia)

É considerado o fundador da astronomia moderna. Defendia que todos os planetas, inclusive a Terra, giravam ao redor do Sol, e que a Terra girava em torno de si mesma, ao contrário do que diziam os gregos. Copérnico observava os astros a olho nu e não podia comprovar o que dizia. A teoria foi pouco aceita na época, mas, mesmo assim, revolucionou a visão que as pessoas tinham do sistema solar.


2. Galileu Gailei

Galileu Galilei utilizando um telescópio (1620)
Galileu Galilei utilizando um telescópio (1620) - Hulton Archive/Getty Images

Data e local de nascimento: 15 de fevereiro de 1564, em Pisa (Itália)

Construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, observou a composição da Via Láctea, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, as crateras lunares e as fases de Vênus. Essas descobertas foram relatadas no livro Mensageiro das Estrelas, em 1610. A partir desses estudos, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do universo, mas girava em torno do Sol.


3. Johannes Kepler

Retrato de Joannes Kepler
Retrato de Joannes Kepler - Stock Montage/Getty Images

Data e local de nascimento: 27 de dezembro de 1571, em Weil der Stadt (Alemanha)

Defendia que os planetas giravam em torno do Sol e acreditava que havia uma força que mantinha os planetas em suas órbitas. Ao observar Marte, Keplerprovou que as órbitas dos planetas têm formato elíptico (oval) e não circular, como se imaginava. Para chegar a essa conclusão, ele calculou três leis que envolvem os movimentos dos planetas e que são usadas pelos astrônomos até hoje.


4. Isaac Newton

Retrato de Isaac Newton
Retrato de Isaac Newton - Hulton Archive/Getty Images

Data e local de nascimento: 4 de janeiro de 1643, em Woolsthorpe-by-Colsterworth (Inglaterra)

 A partir das descobertas de Galilei e Kepler, Newton explicou como os planetas e corpos celestes orbitam o Sol. Ele criou a lei da gravidade e descobriu que a mesma força que mantém a Lua em órbita é o mesmo tipo de força que faz os objetos caírem na superfície da Terra. Newton também criou o primeiro telescópio refletor.


5. Albert Einstein

Retrato de Albert Einstein
Retrato de Albert Einstein - Getty Images

Data e local de nascimento: 14 de março de 1879, em Ulm (Alemanha)

Um dos cientistas mais famosos do mundo, Einstein também fez descobertas no campo da astronomia. Ele sugeriu que as leis da física são as mesmas em todo o universo e que a velocidade da luz no vácuo é constante. Ainda descobriu que a matéria distorce o espaço e o tempo nas suas proximidades. Assim, um feixe de luz, ao passar próximo a uma grande massa, muda de direção.


6. Edwin Hubble

Edwin Hubble em 1945
Edwin Hubble em 1945 - New York Times Co./Getty Images

Data e local de nascimento: 20 de novembro de 1889, em Marshfield (Estados Unidos)

Provou que muitas manchas consideradas nebulosas eram, na verdade, outras galáxias. Antes disso, muitas pessoas ainda acreditavam que o universo era formado por apenas uma galáxia. Hubble também calculou as distâncias entre as galáxias e o tamanho delas. Ele ainda descobriu que o universo está se expandindo, aumentando cada vez mais o espaço entre as galáxias. A descoberta se tornou a primeira evidência de que houve um Big Bang.


7. Stephen Hawking

Stephen Hawking em 2002
Stephen Hawking em 2002 - Sion Touhig/Getty Images

Data e local de nascimento: 8 de janeiro de 1942, em Oxford (Inglaterra)

Considerado um dos cientistas mais importantes da atualidade, fez muitas descobertas na área da cosmologia (que estuda a evolução do universo). Ele estudou as propriedades dos buracos negros e defendeu a teoria de que o universo está se expandindo. Hawking acredita que, como o universo tem um começo, provavelmente também terá um fim. Ele ainda escreveu livros voltados para o público em geral, para educar as pessoas sobre o universo.

Consultoria: Leandro Guedes (pós-graduado em Astrofísica Extragaláctica e Filosofia da Ciência na Universidade de Notre Dame, EUA).