Quando isso acontece, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, que fica invisível por alguns minutos
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua. Quando isso acontece, a Lua entra na zona de sombra ou de penumbra da Terra, ficando invisível por alguns minutos. Para isso, os três astros também precisam estar alinhados. O eclipse lunar acontece apenas durante a fase de Lua cheia, quando o satélite fica atrás da Terra. Ocorrem cerca de dois eclipses lunares por ano.
No eclipse lunar, a Lua pode penetrar total ou parcialmente no cone de sombra projetado pela Terra. Quando a Lua está na área da umbra, ela fica totalmente coberta pela sombra para os observadores de determinada parte da Terra.
Parte escura
Quando a Lua está na região da penumbra, apenas parte dela é escondida pela sombra. Aí, acontece uma variação no brilho da Lua – ela pode ser muito sutil e difícil de ser vista da Terra. Em alguns casos, podemos perceber o escurecimento de parte da Lua.
O eclipse lunar pode ser visto de qualquer parte do hemisfério terrestre que estiver voltado para a Lua. Já o eclipse solar só pode ser visto por parte da Terra que estiver no caminho que a sombra percorre quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra.
Os eclipses não acontecem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra é um pouco inclinada em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Aí, os três corpos demoram para ficar alinhados.
Consultoria: Anderson Caproni (professor do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul) e Cristiano Fiorilo (professor de Engenharia Espacial da UFABC).