Saiba mais sobre alguns fatos incríveis relacionados ao melhor amigo do homem
1. Por que os cães têm cheiro ruim quando estão molhados?
Porque a umidade faz com que o cheiro piore! Os cães já possuem um cheiro natural por causa de secreções que saem de uma glândula que fica no bumbum. Quando estão molhados, as secreções se misturam com a umidade e se espalham por todo o corpo, fazendo com que eles fiquem fedidos.
2. Para que eles giram em torno de si mesmos antes de deitar?
Eles herdaram esse hábito dos seus ancestrais: os lobos. Eles faziam isso na natureza para afofar o mato e para evitar que algo no chão pudesse machucá-los. Muitos anos se passaram, mas os cães continuam com esse hábito.
3. Por que abanam o rabo?
Para demonstrar algumas emoções como alegria, tristeza ou medo. Existem estudos que dizem que quando o cachorro abana o rabo para a direita é felicidade e quando abanam para a esquerda é tristeza. Mas uma coisa é certa: quando colocam o rabo entre as pernas é porque estão com medo! Eles também abanam o rabo para espalhar feromônios – hormônios usados pelos bichos para a comunicação.
4. Por que o nariz deles está sempre molhado?
Porque eles se comunicam através do olfato – que é muito mais desenvolvido do que o nosso – e a umidade ajuda no faro, facilitando o contato com o odor, além de remover os últimos cheiros para que os próximos sejam reconhecidos!
5. Ele é realmente o melhor amigo do homem?
Sim! Há cerca de 33 mil anos os cães começaram a ser domesticados e a ter uma relação de cumplicidade com os humanos. Por isso eles são mais dependentes de nós pra tomar banho e comer, por exemplo. Já os gatos tomam banho sozinho e têm o extinto de caça.
6. Por que eles estão sempre com a língua para fora?
É um jeito que eles têm de resfriar o corpo. Os cães transpiram pela boca e quando estão com calor, ficam com a língua para fora para diminuir a temperatura do corpo – eles respiram o ar frio e colocam para fora o ar quente e úmido.
7. É verdade que eles não enxergam cores?
Não! Eles conseguem enxergar algumas cores, como o vermelho, o verde, o azul, o amarelo. Mas não conseguem distinguir tons. Por exemplo, eles não conseguem diferenciar o verde claro do verde escuro.
8. Existe cachorro que não late?
Sim, os da raça Basenji por exemplo. Eles só emitem sons estranhos como uivos e grunhidos. Ninguém sabe por que eles são assim, mas uma hipótese é que no Egito antigo – de onde eles vieram – eram usados como cães de caça e tinham que ser silenciosos para se aproximar da presa!